Africa do Sul – Knysna

23.10.2015

Brothers and sisters, tudo certo com vcs??

Primeiramente gostaria de pedir desculpas, pois sei que ando bem ausente, que estou deixando a desejar nos posts e que o blog está um pouco abandonado, mas infelizmente aconteceram uma série de coisas que acarretaram nesse “desaparecimento”. Mas estou tentando ao máximo voltar e estou voltando com uma das viagens mais incríveis e especiais que fiz. Se não a mais. Quero também avisar que no meu canal do youtube tem mais vídeos sobre nossa passagem pela Africa do Sul: https://www.youtube.com/user/stylemartins

Além disso, quem aqui assistiu ontem a estreia do programa Pedro pelo mundo? Um programa riquíssimo e super interessante para nós, apaixonados por viajar. Toda Segunda feira as 23:00 no GNT. Ontem foi sobre o Egito. Que lugar incrível!!!! Sem dúvida esse programa é uma inspiração para descobrimos novos destinos e um aprendizado de como aproveitar cada segundo de viagem. Quem não assistiu, não perca semana que vem.


ÁFRICA DO SUL

Madiba-street-art.-Image-credit-Cape-Town-Tourism

Se você é como minha mãe, que pensava que a África é só Safari, ambientes secos e pobreza, você irá começar a mudar seu conceito a partir dos meus posts. rs

A África do Sul foi um dos países mais lindos que já visitei. A diversidade na fauna, na flora, a riqueza de cultura, música e o povo certamente irão te encantar assim como nos encantou.

Nossa viagem durou 15 dias e passamos por vários lugares mágicos, deslumbrantes, impressionantes e apaixonantes. A vontade certamente era de estender a viagem por mais 15, 30 ou 45 dias… rs. Estou aqui revendo as fotos para escrever para vcs e a emoção me domina mais uma vez.

Quem montou nosso pacote foi a Rhino Africa, empresa africana na qual tem descontos na grande maioria dos hotéis, de acordo com o que queríamos, nos dando váááárias dicas sobre onde ficar, o que fazer, onde comer… Tudo! São incrivelmente pacientes, atenciosos e educados.

Nós fizemos a Rota Jardins , iniciando em Knysna e terminando em Cape Town, de lá fomos para o Parque Nacional do Kruger e então finalizamos em Johannesburg.

Desembarcamos em George, dirigimos por aproximadamente 50 min para iniciar nossa aventura em Knysna, que foi nossa “base” por 4 dias para que pudéssemos aproveitar todas as atrações da região… A cidade fica entre as impressionantes Montanhas Outeniqua e o Oceano Índico, com as florestas mundialmente conhecidas ao seu redor como um manto protetor. De relaxamento de lazer a aventuras com muita energia, de atividades esportivas a compras, essa cidade reflete a melhor boa vida, uma síntese de sofisticação exigente e abundância da natureza.

 

É com esse tipo de por do sol que você tem que se deparar todo fim de tarde. Ruim né? 😛

 

Ficamos no The Turbine Hotel que é um hotel boutique peculiar, possivelmente o mais peculiar que você encontrará ao longo da Rota dos Jardins, há 50 anos foi uma usina de energia com turbinas que funcionavam a lenha de Knysna (que estão preservadas e são incrivelmente lindas) e está localizado na Ilha Thesen – indiscutivelmente o local mais elegante ao longo da Rota dos Jardins. Ele abriga casas sofisticadas ligadas umas às outras e à lagoa Knysna através de uma série de canais. É realmente lindo e especial…

 

NOSSOS DIAS EM KNYSNA 

Nessa região você pode encontrar absolutamente de tudo um pouco. De esportes radicais á museus, de passeio com elefantes á Spa’s, tudo estará ao seu alcance.

Certamente foi a cidade em que mais “aprontamos”. Rs…. Muitos dos meus amigos acharam que não iríamos voltar vivos, mas não só voltamos, como estou aqui compartilhando com vocês. hahahah

No primeiro dia, por conta do fuso horário (lá são 5 horas a mais), e por tudo (atrações) fecharem as 17:00/18:00, apenas conseguimos ir ao Waterfront, uma espécie de shopping em frente a baía. Um charme. Passamos nas inúmeras lojas, apenas para olhar, mesmo a vontade sendo de levar tudo. São artesanatos, luminárias, bolsas, porta copos… uma infinidade de objetos de decoração, o suficiente para enlouquecer qualquer ser humano. Mas a viagem estava apenas começando, e antes que eu enchesse a mala, resolvi esperar mais um pouco. 😉  Aproveitamos para curtir o por do sol e fazer a primeira refeição do dia: AlmoJanta. Rs

A melhor parceira! <3

A melhor parceira! <3

O segundo dia começou com um café da manhã super reforçado, com direito até a lareira para nos aquecer! Então finalmente começamos nosso roteiro!!! 😀

 

Embora tenha sido uma usina, os ambientes são super clean e aconchegantes

Embora tenha sido uma usina, os ambientes são super clean e aconchegante

Nossa primeira parada foi o Knysna Elephant Park – Você vai poder ver, tocar, alimentar ou passear com os elefantes africanos na companhia de guias bem informados. Os elefantes do Knysna Elephant Park são todos órfãos resgatados de operações de abate no Parque Nacional Kruger, com exceção do elefante Thandi que já nascido lá. Os passeios junto aos elefantes são feitos apenas na parte da manhã (7:00) ou a tarde (16:00), o restante do dia você apenas poderá alimentar e tocar. O que já é incrivelmente maravilhoso, pois estar lado a lado com esses gigantes é incrivelmente emocionante.

image1

O balde de comida não durou 3 minutos rsrsrs

image3

Um dos animais mais expressivos e lindos que já vi

image4

Indescritível


Seguimos para fazer avistagem de baleias, uma atração imperdível. Várias espécies usam essa região como berçário e área de acasalamento. Nós não tivemos muita sorte, pois o mar estava um pouco mexido. Mas mesmo assim conseguimos ver 2 Baleias Francas, uma mãe e um filhote sendo amamentado.

DSC08280

Esguicho em “V” típico da baleia franca

DSC08269

@KSYNAWHALES

O passeio é operado pelo Ksyna Whales, sendo seu pessoal incrivelmente preparado, preocupado e instruído para esse tipo de avistagem. O passeio é feito no Oceano Índico e é incrivelmente lindo ver as deslumbrantes e desertas praias e  paisagens enquanto estamos “caçando” as grandonas. rs

DSC08299

Visual sem igual – @KSYNAWHALES

DSC08290

😀 – @KSYNAWHALES

Para finalizar nosso dia “animal”, fomos ao Monkeyland, um verdadeiro santuário de primatas situado no The Craggs. Esta é uma experiência incrivelmente louca, pessoal e barulhenta, pois você caminha entre a mata, com todos os macacos soltos e muitas vezes se comunicando entre si, com vários gritos, corridas e “brigas”. Se você é como eu, um fanático por macacos, certamente irá enlouquecer, pois eles vão se aproximar, sentar no seu colo e muito provavelmente tentar te roubar, mas são lindos demaaaaais!

 

A fome já estava nos dominando, então resolvemos ir jantar… Camila havia nos enviado uma lista imensa de restaurantes, então pesquisei no google imagens um deles e fomos. hahaha

Sem pretensão alguma e sem saber o que estava nos esperando, dirigimos até o Enrico’s Italian Restaurant, e chegando lá tivemos a certeza de que nossa viagem seria muito mais incrível do que pensávamos.  Confere ai:

DSC08386

O restaurante fica á beira mar, uma vista incrivelmente linda. Tudo é gigante, dando a impressão que você está no filme “Querida, encolhi as crianças”. O atendimento é tão bom quanto a vista é bela. Ficamos horas bebendo vinho, comendo e admirando o sol se pondo.

DCIM100GOPROGOPR2409.

<3

A cada minuto que passava ficávamos ainda mais maravilhados com tudo o que estava acontecendo em nossa frente… O por do sol mais espetacular que já havíamos visto.

É de tirar o fôlego de qualquer um!!!!

É de tirar o fôlego de qualquer um!!!!

Durante o jantar fizemos amizade com um casal de Sul Africano e eles ficaram impressionados que tínhamos viajado de tão longe e nos recomendaram um restaurante chamado Emily Moon, dizendo que se estávamos tão maravilhados com o Enrico’s, iríamos ficar boquiabertos com o Emily Moon. Será que isso é possível?

Nosso terceiro e último dia em Knysna iria ser sem sombra de dúvidas o mais radical de toda a viagem. Sai do Brasil dizendo que iria saltar de Bungee Jump na Bloukrans Bridge, e finalmente havia chegado o grande dia. Apenas um detalhe: Eu nunca havia saltado, e esse é um dos bungee jumps mais altos do mundo!!!! Fica a 50 minutos do hotel, em Plettenberg Bay.  Para quem não sabe, ao saltar da Bloukrans Bridge, você mergulha 216 metros desfiladeiro abaixo em um dos cenários mais deslumbrantes da África do Sul, atraindo aventureiros de todo o planeta. Quem pula vê de um lado a bela floresta do Parque Nacional Tsitsikamma e do outro o mar do Oceano Índico. Se olhar para baixo verá o rio que leva o mesmo nome da ponte.

IMG_1337

Insano

Este serviço é executado com total eficiência e profissionalismo desde 1997, pela Face Adrenalin (você pode estar reservando seu salto e horário pelo site: https://www.faceadrenalin.com e eu recomendo, pois se deixar pra fazer isso na hora é capaz de você desistir por medo de ficar olhando aquela monstruosidade de ponte rsrsrs), membro da Associação de Turismo da África do Sul (SATSA, em inglês). Estes especialistas em bungee jumping colocam a segurança em primeiro lugar, tendo todos os equipamentos com os padrões internacionais e uma equipe altamente treinada e experiente para garantir que o seu salto seja inesquecível. E foi! Realmente foi!  Para incentivar os corajosos, o slogan da empresa é “Face fear: fear is temporary, regret is forever” (Enfrente o medo: o medo é temporário, o remorso é para sempre). O salto sai por 790 rands (aproximadamente R$ 170), um valor alto para os padrões de gasto na África do Sul, mas baixo se comparado a outros grandes bungee jumps do mundo na Nova Zelândia e Suíça.

IMG_1371

Base Face Adrenalin

DSC08436

E o medo começa a bater… rs

Pessoas de todas as idades já passaram pela experiência, até um jovem senhor de 96 anos, o filósofo Mohr Keet. Em 2010, ele se tornou o bung jumper mais velho do mundo. Mas minha mãe não gosta de participar de estatísticas (ela morreu de medo e até chorou quando a primeira pessoa saltou), decidiu apenas ficar olhando mesmo… hahahahah

Mas eu não a culpo, pois realmente é um teste de coragem… Para chegar até a base do bungee, é preciso andar por uma plataforma de metal suspensa embaixo da ponte de concreto.

 

O medo já começa aqui

O medo já começa aqui

Medrosa… 😀

Não é indicado olhar para baixo antes de saltar, pois a ponte fica á 500 metros do chão, e a flexibilidade máxima da corda é em 216 metros! Foi sem sombra de dúvidas uma das coisas mais indiscritíveis que fiz em toda a minha vida! É um mix de pânico, adrenalina, loucura, felicidade e muuuuita coragem. Meu cérebro parou por alguns instantes! Aquela vista, o frio na barriga, a adrenalina sendo sentida em cada fio de cabelo… Você chega a ponte de novo, até meio bobo, lerdo… Desculpem a palavra, mas é F****! Após o pulo, as fotos e o vídeo podem ser comprados na loja da Face Adrenalin por cerca de 100 rands. Confira abaixo as fotos e vídeos do salto.

 

De um lado o mar...

De um lado o mar…

Do outro, as montanhas.

Do outro, as montanhas.

Desculpem pelos palavrões 😐

Após o salto, tomamos uma cerveja para dar uma relaxada e então decidimos ir ao Jukani um parque de felinos. É muito legal, caso você não vá fazer sáfari, ou para levar as crianças. Eu particularmente achei legal, mas não era um lugar que voltaria, visto que você vê os animais de longe, e cercados por grade. E não é garantia que você verá todos, pois como os cercados são muito grandes, pode ser que eles estejam tirando um soninho no meio, e então, adeus… rs

Mas alguns você pode dar a sorte de ver assim de perto :D

Mas alguns você pode dar a sorte de ver assim de perto 😀

Nesse intervalo, fiquei amadurecendo a ideia com minha mãe de saltarmos de paraquedas. Eu já havia feito aqui no Brasil, e tinha achado o máximo. E para aqueles que nesse momento estão se perguntando qual é pior, sem sombra de dúvidas o Bungee Jump é muito mais aterrorizaste do que o paraquedas… A sensação do paraquedas é de que você é um pássaro, e no bungee jump, é de suicídio, pois você salta de uma ponte, e só sente que há algo te segurando, 220 metros depois… hahaha. Maaaas, para aqueles que assim como eu são viciados em adrenalina, não deixe de fazer ambos! Para aqueles que gostam de adrenalina mas não tanto radical, o paraquedas é um excelente pedido.

A base do SkyDive Plett é em anexo ao aeroporto, mas assim que chegamos fomos ultra bem atendidos (como de costume na África).
Ai eu pergunto: quem ai de vocês teve a oportunidade de saltar de paraquedas com a mãe? A minha não existe!!!!! <3

Ai eu pergunto: quem ai de vocês teve a oportunidade de saltar de paraquedas com a mãe? A minha não existe!!!!! <3

 

Para não dar tempo da minha mãe desistir, perguntei se podíamos saltar naquela hora, e o senhor prontamente me respondeu: SURE! (Mas é claro!) Então mal deu tempo para trocarmos de roupa e já estávamos no avião, prontos para saltar a 10 mil pés de altura! CRAZY!
DCIM100GOPROGOPR2599.

Go Fast –

É a sensação mais alucinante que existe! Ver o mundo se tornar pequeno, e ver tudo do céu é sem dúvida uma sensação muito extraordinária! Nesse site: http://www.skydiveplett.com, vocês podem estar reservando online seu salto, bem como tirando suas dúvidas, analisando os valores de cada salto e conhecendo um pouco mais sobre a empresa. E para terem uma ideia melhor do que eu estou falando, seguem nossos vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=gb76vCHJ_bE
Depois de tanta adrenalina e por ser nossa última noite, resolvemos fazer nossa reserva no tal restaurante que o casal havia nos indicado, Emily Moon. Dirigimos alguns quilômetros por uma estrada completamente sem rumo, até que chegamos a essa maravilha chamada Emily Moon, e passamos a entender o porque eles haviam nos dito que iríamos amar. Confere ai:
A entrada super intrigante

A entrada super intrigante

Ai você entra e se depara com essa maravilha...

Ai você entra e se depara com essa maravilha…

Além de restaurante, você pode se hospedar no Emily Moon também :D

Além de restaurante, você pode se hospedar no Emily Moon também 😀

Dispensa comentários, não?

Dispensa comentários, não?

DSC08489

 

FullSizeRender

 

 

A medida que vai anoitecendo, o restaurante vai se transformando também...

A medida que vai anoitecendo, o restaurante vai se transformando também…

Certamente fechamos com chave de ouro! No outro dia, mesmo com querendo ficar, teríamos que partir a uma nova descoberta extraordinária: HERMANUS!

O QUE FAZER EM KNYSNA E REGIÃO?

Gente, essa é uma região incrivelmente apaixonante e eu ficaria mais uns 2 dias para poder explorar ainda mais. Li muito sobre essa região e ela é cercada de lugares paradisíacos e muitas coisas para fazer. Segue uma lista sobre o que nós gostaríamos de ter feito mas que não deu tempo, mas caso você consiga, acho que vale e muito a pena… Além disso, existem outras milhares de opções e atrações esperando por você.

VISITE O KNYSNA HEADS – Tire fotografias incríveis do ponto de observação Eastern Head Viewpoint. O ponto de observação acima de Belvidere, na rota para Brenton on Sea é igualmente espetacular. Para ter uma visão panorâmica da Baía de Plettenberg até Mossel Bay, siga até o ponto de observação Spitskop. Os mais aventureiros também podem fazer rapel no The Heads!

MERGULHO COM SNORKEL E CILINDRO – Mergulhe nas águas rasas da lagoa ou nos destroços do navio Paquita no The Heads. Você encontrará um novo mundo lá!

PASSEIOS DE MOUNTAIN BIKE E DE QUADRICICLO – Pegue a sua bicicleta e passeie pelas sombras das samambaias – tenha sempre consigo a sua permissão das estações de autoajuda no início das trilhas. Os passeios de quadriciclo são permitidos somente em determinadas áreas. Por favor, mantenha as florestas em condição natural e preservada!

TIROLESA NA COPA DAS ÁRVORES – escorregue nas alturas pela floresta usando equipamentos profissionais. Uma aventura na qual você escorregará entre as árvores altas de Tsistikamma com vistas dignas de um pássaro da floresta abaixo

CANGO CAVES –  É a mais antiga e uma das atrações mais populares da região. É também uma das grandes maravilhas naturais do mundo. Diversos sistemas de espetaculares cavernas calcárias foram descobertos. Todas repletas de estalactites, estalagmites e helictites (formações calcárias que crescem em direções inusitadas). Diferentes opções de passeios estão disponíveis: o passeio padrão é uma encantadora viagem de uma hora pelas seis primeiras câmaras e uma aventura de 90 minutos que segue por uma rota de 1.200 metros pela montanha, este passeio é recomendado apenas para pessoas com bom condicionamento físico. Um museu com acesso para cadeirantes, um centro de interpretação e um restaurante recebem os visitantes, e todos os passeios são acompanhados pelos guias mais experientes.

Perto em Oudtshoorn (segundo Camila (Rhino Africa), da pra fazer todas em um dia se quiser):

CURIOSIDADES (MOEDA, RESERVAS, LUGARES, INGRESSOS

  • Praticamente tudo fecha entre 17:00 e 18:00, então seu dia acaba sendo curto. Então programe-se para sair cedo, para pegar as atrações logo pela manhã, e tentar fazer tudo com calma e sem correr.
  • Eles só utilizam Rands (moeda oficial africana), nós levamos dolares, e especialmente em Knysna, tivemos um pouco de dificuldade para fazer cambio. Mas o pessoal da recepção está sempre disposto a te ajudar, e eles conseguiram trocar a moeda para nós.
  • A grande maioria dos restaurantes e atrações exigem reservas, então esteja sempre atento as exigências deles, para não ter problemas depois. Geralmente são feitas pelos próprios sites, e é possível de fazer no próprio dia.
  • Os parques Jukani (parque de felinos), Monkeyland & Birds of Eden, são um ao lado do outro, e pode comprar 1 ticket no Monkeyland para os três, pois são a mesma empresa, então acaba economizando. Só se informe quanto a validade dos tickets (se não me engano a validade é de 4 dias).
  • Compre adaptadores de tomada no aeroporto, pois a deles é completamente diferente das nossas, e dificulta bastante a vida! rsrsrs

 

Espero que tenham gostado e que eu tenha conseguido passar ao menos um terço do que foi viver esses dias na África, para que vocês possam se apaixonar tanto quanto eu por esse lugar incrivelmente especial.  <3

Semana que vem tem mais! 🙂

Obrigado pelo carinho e pela atenção de sempre. See you soon!

Tags relacionadas:

africa do sul, artesanatos, baleia franca, bloukrans bridge, bungee jump, cango caves, cape town, cultura, culture, destinos, dicas de viagens, elefantes, elephants, emily moon, enrico's italian restaurant, face adrenalin, fauna, fear, felinos, flora, florestas, fotos, george, hermanus, hotel boutique, johannesburg, jukani, knysna, knysna elephant park, knysna heads, lugares, luminarias, macacos, medo, mergulho snorkell e cilindro, monkey, monkeyland, montanhas outeniqua, moutain bike, music, Musica, oceano indico, oudtshoorn, paisagens, paraquedas, parque nacional tsitsikamma, parque national do kruger, pôr do sol, people, photos, plettenberg bay, povo, praias, preço, price, rands, rhino africa, rota jardins, salto de bungee jump, skydive, skydive plett, south africa, sunset, thandi, the craggs, the turbine hotel, travel, valores, viagens e destinos, waterfront, whales