Cidade do Cabo – Cape town

19.04.2016

E ai meus queridos, tudo certo? Desculpem meu sumiço, mas eram por um ótimos motivos. Fiquei muito na dúvida sobre as fotos, escrevi demais (vou ter que dividir em 2 partes), fiz aniversário (25 anos de muita alegria rs), e de presente de aniversário acabei viajando para Trancoso… A melhor noticia é que em breve teremos um post sobre Trancoso!!!!

Outra novidade é que agora também estamos no instagram: @dougpelomundo, e não vou mais precisar economizar nas fotos. Rs. Então corre lá e me segue! 😉

Enfim…

Seguindo nossa viagem… o tempo de viagem entre Hermanus e Cape town foi de 1:30′, e não preciso repetir a qualidade das estradas não é mesmo? Parecia um tapete e muito bem sinalizada!

Cidade do Cabo ou Cape Town é considerada a cidade mãe da África do Sul e também uma das cidades mais graciosas e atraentes do país, com suas paisagens de tirar o fôlego… Foi fundada pelos holandeses em 1652, como um entreposto comercial na rota do oriente, a primeira fundada por europeus na região. Nós ficamos encantados, mais nada bate nossa paixão por Hermanus.

FullSizeRender-2

Como são MUITOS os atrativos da Cidade do Cabo, Camila nos recomendou ao menos três dias para explorá-la. Se houver a possibilidade de ficar mais tempo, melhor ainda, porque assim você poderá conhecer tudo com mais calma e caso aconteça do tempo não ajudar, que foi o nosso caso, você não irá perder tanto. São diversos os pontos turísticos, os passeios oferecidos e muitos não conseguimos conhecer. 🙁 Está aí um bom motivo para retornar! rs

Bom, vamos ao assunto… rsrsrs

Nos hospedados no Lawhill Luxury Apartments, um conjunto de prédios que foram construídos para a copa do mundo para servir de alojamento para os atletas, mas que hoje servem como residência e hotelaria. Ficam localizados no V&A Waterfront Marina, permitindo fazer tudo a pé.

DSC08735

E essa vista? <3

Os apartamentos são super bem equipados com cozinha, tv a cabo, piso aquecido, ar-condicionado, wifi, além de sacada própria, com móveis externos para você curtir as vistas da marina e do canal que passa por ali. A segurança é excelente e oferecida 24 horas por dia. Os membros da recepção e serviços de concierge estão sempre a disposição para aquela dica esperta e para te ajudar a reservar taxis ou restaurantes. Ahhh e todos os apartamentos têm serviço de quarto, então você não precisa se preocupar com limpeza e manutenção. 😉

 

africa

A programação para nossa chegada era a Table Moutain e a Ilha de Robben, mas por conta do tempo nublado e instável, tivemos que adiar.

DSC08744

Dia cinzento e com garoa!

No caminho para o Waterfront, um estaleiro. Nunca tinha visto um de tão perto, mas nessa viagem não só vi como revi várias vezes. Rs

DSC08752

O Water Shed é um completo de artesanato local completamente IMPERDÍVEL. Se você é um turista empolgado como o blogueiro que vos fala, prepare-se. É aqui que você vai deixar a carteira. Rs. Tudo é mega barato e uma peça mais linda que a outra… quadros, ovos de avestruz em luminária, bijuterias, móveis, decoração… É osso! Rs

DSC08756

Com a mudança de planos, acabamos ficando passeando pelos arredores do hotel e do V&A Waterfront, que nada mais é do que um grande complexo de bares, lojas e restaurantes localizado junto a zona portuária da Cidade do Cabo. Vale lembrar que esse é um dos portos em operação mais antigos do país e é a atração mais visitada da África do Sul, mais do o famoso Krugger Park e da Table Mountain, acreditem!!!

image8

Waterfront visto do mar – Retornando da Robben Island

O local ganhou este nome em homenagem a rainha Victoria e seu filho Alfred, que colocou em 1860 a pedra inicial no porto que hoje recebe milhares de visitantes por dia.

DSC08786

É uma grande área que reúne 45 restaurantes, 16 cinemas, cafés, hotéis, condomínios residenciais, mais de 200 lojas, shopping center, marina, estaleiro, 2 mercados de artesanatos, museus e áreas de lazer e entretenimento. Uma loucura! Mas nunca imaginei que fosse ser mais visitado que a famosíssima Table Moutain.  É de lá que parte o barco com destino à Robben Island e também vários outros passeios de barco e helicéptero. O Waterfront é um local tão agradável que basicamente ficamos só por essa região durante nossa estadia.

FullSizeRender-1

O lugar é tão incrível que tem essa moldura, para você transformar sua foto em um cartão postal ainda mais profissional! rs

Uma das principais atrações é o shopping Victoria Wharf, que possui mais de 450 lojas, incluido as principais grifes, lojas de departamento, casas de câmbio e inúmeros restaurantes e pubs.

Outra atração muito visitada é o Two Oceans Aquarium, um aquário gigante, com mais de 3 mil peixes recriando a vida dos oceanos Índico e Pacífico. Lá é possível encontrar dezenas de espécies, dentre elas: tubarões, peixes, pinguins, tartarugas. Essa foi uma das únicas atrações na redondeza que eu não visitamos, por falta de interesse mesmo. Já havíamos visitado outros grandes aquários, então achamos que poderia se tornar repetitivo. O Two Oceans funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 9h30 às 18h e o ingresso adulto custa 105 rands (R$25,00).

Como já falei, no primeiro dia ficamos de bobeira pelo Waterfront e seus arredores, até porque o tempo não estava ajudando. Aproveitamos para descansar, pois no outro dia pela manhã a equipe do Marine Dynamics iria nos buscar no hotel as 5:30 da manhã! Isso foi um erro de logística, pois poderíamos ter incluído mais um dia em Hermanus e já ter matado essa por lá mesmo, mas tudo bem. (…)  – Deixei para semana que vem para não deixar muito extenso. Acabei me implorando sabe??? rs

De dia ou de noite, Cape town sempre é charmosa

 

…Chegamos em Cape Town ao anoitecer e  minha mãe, com seus super poderes, fez nosso jantar: Spaghetti á carbonara com bife a milanesa. Sim, em viagem não se faz dieta! E para quem não sabe minha mãe tem o apelido de Mulher Maravilha, e eu não preciso explicar o porque né?
Nosso último dia na cidade foi intenso é incrível.
Começamos aproveitando a manhã de sol para irmos a Table Moutain, que embora tenha tempo aberto, é muito comum ela ficar encoberta por nuvens em poucos minutos!!!
IMG_1780

A direita da foto é o embarque do bondinho.

Sem contar no vento, que também pode atrapalhar seu passeio, fazendo com que feche muitas vezes o teleférico, por isso, logo na base da montanha você encontrará um painel indicando as condições de subida e descida da montanha. O site oficial também mantém informações atualizadas sobre a temperatura, visibilidade e tempo de espera na fila.
DSC08813

Table Moutain é uma das 7 maravilhas da natureza!

Como já tínhamos o ingresso, fomos direto ao teleférico que dá acesso ao topo da montanha. Geralmente as pessoas ficam tensas para pegar o melhor lugar e garantir as melhores fotos, não é?  Mas na África você não vai precisar bater em ninguém para ter uma vista privilegiada. O chão do bondinho é giratório, possibilitando á todos ter  à vista incrível de subida e descida. Mas não demore para tirar suas fotos, em 5 minutos você já está no topo da montanha.
DSC08874

Nessa “micro casa” ai embaixo é que parte o bonde. Só um pouco alto! rs

DSC08875

Bonde giratório

Uma vez lá em cima, existem diversas rotas e caminhos, com placas explicativas e disputados mirantes, te deixando por dentro do que você está vendo. Rs
IMG_1774
Mas caso não queira fazer a rota sozinho, não tem problema. Todos os dias são oferecidos, pelos próprios funcionários do parque, tours guiados gratuitos entre 9h e 15h.
DCIM100GOPROG0982916.

A cidade inteira miniatura!

Durante a caminhada, os guias contam mais sobre a história do parque, a vegetação e a fauna local, assim como a instalação e evolução do teleférico. O ponto de encontro é no terraço do café.
Sim, há um café no topo. E não só isso… Há também lanchonete, loja de souvenirs e até wifi grátis! Algumas mesas externas estão disponíveis para quem quer fazer um piquenique nas alturas.
DSC08847

É ou não é de perder o fôlego?

Lembrando que fomos em Setembro, e o clima no topo estava bem frio, e quando estávamos quase indo embora as nuvens começaram a chegar, impossibilitando totalmente à vista e deixando o clima ainda mais frio.

Mesmo com sol, o vento é bem gelado e úmido.

 

DSC08821

Ainda fico impressionado com as formações rochosas…

Dica para os aventureiros:  Querendo explorar a montanha sob uma nova perspectiva, é possível chegar até o mirante fazendo uma trilha de alta intensidade que pode durar entre 2 e 3 horas de subida.

Horário de funcionamento: 
As horas de operação variam de acordo com as épocas do ano e as condições climáticas. Geralmente funciona das 8h às 18h; durante o verão a montanha fica aberta até as 21h30, mas para não perder a viagem, confira a tabela completa no site.
Ingressos:
O ingresso para adulto custa R225 (cerca de R$56,00) e a melhor maneira para evitar a fila da bilheteria é comprando seu ticket diretamente no site da Table Mountain. Outra vantagem desse bilhete é a sua validade de 14 dias a partir da data escolhida, por esse motivo não teve problema algum não termos ido no dia em que estava programado. 😉
Estavamos indo trocar nossos tickets da Ilha de Robben, quando decidimos ver os valores para fazer o passeio de helicóptero para conhecer o que não iríamos conhecer de Cape Town.
É muito comum você encontrar uma espécie de “loja” oferecendo passeios, ingressos, etc…, ao longo da via. Paramos na da NAC Helicopters 
São 5 tipos de passeios diferentes, cada um deles com diferentes rotas, tempo de vôo, e valores.
Optamos pelo passeio número 2, o Atlantico Tour passando por: City Bowl, Green Point, Clifton, Twelve Apostles, Sea Point, Camps Bay. Foi uns 1.000,00 rands, pois estávamos só nos dois. Uma média de 240 reais por pessoa.

Green Point e Cape Town Stadium

Capetown e Clifton abaixo, e ao fundo os Twelve Apostles

Foi incrivelmente especial esse passeio. O piloto ia explicando – tudo em inglês- por onde estávamos sobrevoando, o que era o que, e foi praticamente uma aula a parte. Rs
DSC08887

Uma das trilhas da montanha… Deve ser SINISTRA!

Eu estava super na vibe de dar um badalo, pra ver qual a sensação que Narcisa tem, mas devido ao medo da minha mãe, a ideia foi abortada. ?
IMG_1784

O sorriso da minha mãe é tão largo quanto o medo. HAHAHAH

Fomos tratados por todos da empresa com a maior educação, respeito, carinho do mundo! Sem igual. Lembrando que no meu canal do youtube tem outros vídeos do vôo. Para conferir é só clicar aqui.
DSC08897

Valeu NAC

Quando voltamos, fomos finalmente almoçar, e mais uma vez pararmos no Water Front para isso, pois na sequência iríamos para a Ilha de Robben.
Almoçamos no Belthazar, que foi Eleito algumas vezes o melhor restaurante da Water Front, o local faz jus aos títulos, os pratos são lindos e deliciosos. O restaurante é conhecido por seus maravilhosos peixes, frutos do mar e Steaks. Eu não como frutos do mar, mas minha mãe só comeu isso durante a viagem e disse que são realmente deliciosos. Se você está buscando uma experiência gastronômica incrível, regada por uma boa taça de vinho Sul Africano e uma vista espetacular, achou o lugar certo. Embora a área interna do restaurante seja super descolada – uma mistura entre moderninho e chique, recomendo que você sente na varanda e curta uma maravilhosa vista para o mar.
Clock Tower ao fundo, em vermelho.

Clock Tower ao fundo, em vermelho.

Fomos então ao Nelson Mandela Gateway para ver se conseguiríamos trocar nossos tickets para a Ilha de Robben, mas infelizmente esse ingresso não é reembolsado e não tem mais validade a partir da data comprada (como o da Table Moutain).

Mesmo que o passeio não tenha saído por condições climáticas. Tudo bem. As embarcações partem diariamente em três horários distintos: 9h, 11h, 13h e 15h. O único horário disponível para irmos era o último: as 15:00. O ingresso adulto custa 220 rands – aproximadamente 55,00 reais.
O que você precisa saber antes de embarcar nessa:
  • O passeio dura em média 4 horas – 30 minutos para ir e outros 30 para voltar, e mais 3 horas na ilha.
  • O inglês dos guias não é fluente e tem um sotaque carregado. As vezes eles falam tanto e tão rápido que as pessoas acabam se distraindo e não prestam atenção. E se a pessoa não está gostando, é obrigado a seguir o grupo e ficar na ilha até o final do passeio.
  • O passeio pode se tornar um pouco cansativo, visto que boa parte dele é feita de ônibus e os mesmos não possuem ar condicionado. Não tivemos grandes problemas por estar frio, mas acredito que no verão pode ser muito quente.
  • O tour é longo e não podemos descer durante o trajeto, só em um ponto com uma bela visão da Cidade do Cabo. Corremos para sentar na janela, do lado esquerdo pois a escolha aleatória, mas a maior parte das construções ficam ao lado direito. :/ De qualquer jeito, conseguimos ver tudo perfeitamente, e até melhor que o povo que ficou do lado direito, que acabam sofrendo um pouco com o sol direto durante todo o passeio.
O ponto de partida para o passeio é o Nelson Mandela Gateway, localizado no coração do VeA Waterfront, ao lado do prédio Clock Tower. Lá está a bilheteria e também um pequeno museu, que pode ser visitado enquanto se aguarda a saída do próximo barco. O trajeto até a ilha dura uns 30 minutos, e no dia em que fomos o mar estava super calmo, mas ventando bastante. Estar na ilha, foi algo inexplicável, pois é algo tão recente e tão forte que você se sente um lixo enquanto ser humano. Aquele lugar exala tristeza, preconceito, luta e ao mesmo tempo MUITO Orgulho.
DSC08899

A entrada antiga da Prisão de Robben Island.

DSC08900

Hoje museu.

Durante a maior parte de sua história a ilha serviu como confinamento de escravos (desde 1636), leprosos e desequilibrados mentais. Em 1961 tornou-se prisão de segurança máxima para ativistas políticos, sendo Nelson Mandela o mais famoso deles.
A visita é o tempo todo guiada, sendo o guia um ex-presidiário que viveu anos no local e que hoje trabalham na ilha, contando aos visitantes tudo que acontecia no dia-a-dia da prisão. Emoção pura! Em um certo momento da visita, não consegui conter a emoção, e as lagrimas vieram a cair! É tenso!

DSC08906

DSC08907

Os prisioneiros eram divididos pelos sete setores, classificados de acordo com o grau de periculosidade. O atual presidente do país, Jacob Zuma, por exemplo, era da ala G, onde ficou por 10 anos. Já a de Mandela, a B, era dos presos considerados mais perigosos, os principais líderes anti-apartheid.

DSC08903

Celas como essas, abrigavam até 59 homens, quando eram feitas para apenas 20!

Ao desembarcar na ilha, você será informado que a visita acontece em duas etapas: a primeira é feita dentro de um ônibus (todos fazem o mesmo trajeto, então embarque no primeiro que lhe for indicado),e lhe dará uma ideia geral de como a prisão funcionava.
DSC08905

Exemplo do cardápio dos prisioneiros – bem pobre nutricionalmente falando – e que era balanceada de acordo com sua cor.

O guia que acompanhará o seu grupo compartilhará informações sobre lugares importantes na ilha como a igreja, a Casa do Governador, o Farol, o Cemitério, o Hospital etc. O ônibus faz duas paradas estratégicas: em uma casa que possui banheiros e uma lanchonete simples; e novamente na beira da praia, de onde é possível avistar de longe a maravilhosa Table Moutain e a Cidade do Cabo.
image7

E mais um postal, só porque agora da Robben Island.

image6

E sem moldura. Rs

Já na segunda etapa, o grupo circulará – na companhia de um guia, ex-presidiario, que viveu anos no local e nos faz sentir na alma o que ele passou – pelo interior de uma das alas da prisão e, durante essa caminhada, você será exposto a desagradável sensação de viver encarcerado dentro de uma prisão de segurança máxima. Muitas pessoas se emocionam nesse momento, já que além de visitarmos os pátios internos e externos, é possível conhecer também a cela 466/64, que abrigou o ex-presidente Nelson Mandela por muitos e muitos anos.
DSC08912

Nesse cubículo de 4 metros quadrados, Mandela ajeitava o corpo de quase dois metros para tentar dormir

DSC08911

Cela nº 466/64, que abrigou Mandela por 18 anos que ficou preso na ilha.

DSC08917

Nesse paredão de calcário, os presos passaram anos quebrando pedras, sem qualquer proteção.

DSC08919

Nessa caverna os presos podiam descansar um pouco e se proteger do sol escaldante. Nesse lugar, escondido de todos, eles ensinavam uns aos outros suas formações. E assim, esse lugar passou a ser chamado de universidade de Rooben Island.

Os prisioneiros eram obrigados a trabalhar na pedreira no mínimo por 6h por dia, em péssimas condições de trabalho. A poeira e a brancura da pedra refletindo o sol prejudicavam a vista de todos.
DSC08923

A ilha tem esses lindos visitantes!!!

Para fechar nossa última noite com chave de ouro, fomos a Cervejaria Mitchells – Cervejaria, bar e restaurante  (Dica BBB – Boa Bonita e Barata), um ambiente agradável (caso não seja
fumante, peça um lugar para não fumantes) ideal para happy hour, fica aberto todos os dias das 11:00 as 2:00. O menu é bem completo, servindo pizza, carnes, fish & Chips, tudo isso ao som de música ao vivo de artistas locais.
Esses foram nossos dias nessa cidade incrível que é Cape Town. Sem sombra de dúvidas quero voltar, aproveitar mais e conhecer tudo o que não pudemos conhecer.
Segue abaixo uma pequena lista do que gostaríamos de ter feito e não conseguimos:
  • Praias de Clifton e Camps Bay (Praias com Oceano Atlântico, sem frio! rs)
  • Footsteps to Freedom City Walking Tour – Este é um passeio para conhecer a incrível história da Cidade do Cabo e da África do Sul e apreciar os destaques cênicos da antiga cidade histórica.
  • Jardim Botânico Kirstenbosch – É uma das atrações cênicas mais belas da Cidade do Cabo. O Kirstenbosch abriga somente plantas nativas da África do Sul e tem mais espécies de plantas do que toda a Grã-Bretanha. A Península do Cabo sozinha forma o oitavo reino floral do mundo.
  • Cabo da Boa Esperança – Uma viagem de 90 minutos via terrestre irá levá-lo à Reserva Natural da Boa Esperança na Ponta do Cabo. Durante a viagem é possível visitar a aldeia dos pescadores de Hout Bay e a antiga estação naval na cidade de Simon. Nadar  com os pinguins africanos em Boulders Beach. Veja os oceanos Índico e Atlântico do farol da Cidade do Cabo.
  • Boulders Beach é uma praia abrigada com de entradas entre blocos de granito – que têm 540 milhões de anos. É um ponto turístico popular por causa de uma colônia de pinguins africanos que lá se estabeleceu em 1982 (dizem que fede a coco).
  • Castle of Good Hope é a construção mais antiga da África do Sul. Tem a forma de um pentágono com cinco baluartes de canto, quase 10 metros de altura e ainda uma parede de pedra maciça. O castelo agora é o quartel-general para a Província do Cabo e abriga o museu da Coleção Fehr William.
Espero que tenham gostado. E na próxima semana irei falar, finalmente, sobre o passeio com Tubarão Branco… ?

 

Tags relacionadas:

africa do sul, african wonder, agencia de turismo, Amigos, atlantico tour, belthazar, blog, bondinho, brasil, camps bay, cape town, cervejaria mitchells, cidade do cabo, city bowl, clifton, clock tower, Compras, Descontos, destinos, dicas, dicas de viagens, Doug Pelo Mundo, emoção, green point, ilha de robben, Ingressos, law hill luxury apartments, lugares, mandela, marine dynamics, moeda, money, nac helicopters, nelson mandela, nelson mandela gateway, orgulho, preconceito, presidente, rands, restaurantes, robben island, sea point, south africa, table moutain, trilhas, Turismo, twelve apostles, two oceans aquarium, v&a waterfront, viagens, viagens e destinos, victoria wharf, water shed, white shark

  1. Vânia

    Olá Doug!!

    Fiquei feliz em viajar com suas postagens,encantada com tantos lugares lindos e por ver também postagens sobre minha terra(Fortaleza).Eu parabenizo o Blog e você por esse trabalho espetacular pois tenho certeza que suas dicas e informações úteis nos ajudará muito na hora de planejarmos uma viagem.

    • dougpelomundo

      Oi Vânia!!! Feliz fico eu em ler um comentário como o seu! Sou completamente apaixonado por sua terra de Luz! Espero que eu possa mesmo ajudar, e qualquer dúvida é só chamar! Um beijo.

  2. vania

    Obrigado pela sua atenção e gentileza para conosco querido Doug e chamo mesmo na hora de dúvidas.seguindo você e mais ainda sua fã.Que os deuses abençoe a você e sua família.bjs