Kylemore Abbey, um verdadeiro castelo de conto de fadas

11.10.2016

Se você acredita em contos de fadas ou sempre sonhou em ver um castelo daqueles de filme bem na sua frente está no lugar certo. Agora se você é daqueles que não acredita que isso possa existir, continue a leitura e reveja seus conceitos! Kylemore Abbey tá aí para deixar todos boquiabertos, e é isso que eu vou compartilhar hoje: O dia em que fiquei quase 3 horas apenas tentando assimilar aquilo tudo que estava vendo!

IMG_8069 (1).jpg

Essa maravilha fica localizada dentro do Parque Nacional Connemara, no condado de Galway. No post que fiz sobre nossa roadtrip pela Irlanda dou mais detalhes de como chegamos lá. Para ler é só clicar aqui.

Como o titulo sugere esse é um verdadeiro castelo de conto de fadas e você deve estar se perguntando o porque disso não é? Bem… O castelo leva essa fama por estar embalado em uma história de amor… <3 O dono do lugar, um médico inglês chamado Mitchell Henry quis presentear sua amada esposa Margaret com esse castelo, já que eles haviam conhecido a região durante a lua de mel e Margaret tinha se apaixonado pelo lugar. Mitchell como um bom apaixonado que era, quando herdou a herança do pai, voltou para Connemara, comprou 15.000 hectares e então transformou aquele lugar no conto de fadas que é hoje, mandando erguer esse castelo belíssimo que tive o prazer de conhecer, Kylemore Abbey.

DCIM100GOPROGOPR6255.

O castelo foi construído entre 1867 e 1871, com a ajuda de mais de cem operários locais, que segundo a historia seriam muito gratos a Mitchell por tamanha ajuda que dava aos mesmos… De gerador de emprego a ceder água potável encanada – sim, esse castelo possui um sistema de encanamento próprio e super moderno para a época, incluindo o jardim!!!!, de abrigo a escola para os filhos dos operários (anos após sua construção), e até os dias atuais percebe-se uma certa gratidão pelo Dr. Mitchell. – Para ver a foto em tamanho real é só clicar ok?

O castelo conta com 33 quartos, 4 banheiros, 4 salas de estar, salão de festas, sala de bilhar, biblioteca, escritório, sala de escola, sala para fumantes, sala de armas e várias instalações para os empregados.

Infelizmente não é possível entrar em todos os cômodos por conta das freiras que moram lá! Freiras? Oi? Sim, e eu já vou explicar melhor essa história. Rs

Em 1874 durante uma viagem ao Egito, Margaret adoeceu e faleceu, apenas 4 anos após seu castelo de conto de fadas ter sido concluído. Triste né? Mas para mostrar que seu amor seria mais do que eterno, após o ocorrido, Mitchell mandou construir uma mini cátedral gótica em homenagem a sua amada, e um mausoléu onde descansam, lado a lado, os dois maiores amantes da história! <3

 

Essa mini catedral foi feita pelo arquiteto J. Fuller e é sem dúvida uma das coisas mais lindas e ricas em detalhes que já vi até hoje. Em miniatura é claro! Rs Toda feita em mármore, é quase um templo. Dentre os inúmeras curiosidades, a que mais chamou minha atenção foram os pilares de mármore de diferentes cores. Esses foram trazidos de diferentes partes da Irlanda, só para abrilhantar ainda mais aquela linda homenagem para sua amada. O verde veio de Connemara, o rosa de Cork, o preto de Kilkenny e o cinza de Armagh. Os vitrais também tem um significado especial. Representam as cinco graças: Força, fé, caridade, esperança e castidade! Lindo demais!!!!!!

 

Em 1909 o castelo foi vendido para o Duque e a Duquesa de Manchester, que residiram ali por vários anos antes de terem sido forçados a vender a casa e o jardim por causa das dívidas em jogo. Em 1920 as freiras da Ordem Beneditina da Bélgica tiveram sua abadia destruída durante a Primeira Guerra Mundial e acabaram fugindo para Kylemore, onde construíram uma nova abadia, dentro do castelo. Por isso não é permitido a visita a todos os cômodos. 😉

Acham que acabou por ai? Não! Falei que esse castelo merecia um post só pra ele, achavam que era exagero meu né? Rs

Bueno… Além do castelo, do mausoléu, da mini catedral gótica e toda história linda e trágica dos donos, como todo bom castelo que se preze tinha que ter um belíssimo jardim né?

O Victoria Walled Garden foi criado junto com o castelo, no final dos anos 1860, sendo esse um dos últimos grandes jardins do período e o maior da Irlanda. Originalmente, os Jardins possuíam 21 estufas de vidro que produziam todos os tipos de frutas e legumes exóticos.

Vale lembrar que esse jardim também possuía, para a época, um grande e moderno sistema de encanamento, eram 1.538 metros de encanamentos que distribuíam água para todo o jardim e castelo. Show né?? E é possível ver uma parte desses encanamentos, hoje um deteriorados é claro. Tudo disposto em grande estilo.

dsc00029

Na imagem é possível ver um pouco do encanamento da época e as ruínas das antigas estufas…

Mas ao longo dos anos, como o Abbey mudou de mãos várias vezes, o jardim entrou em declínio até que as paredes e muros eram nada mais além de ervas daninhas. Nos dias de hoje o esplendor voltou aos jardins. Restaurado e aberto ao publico em 2000, os jardins murados em Kylemore são visita obrigatória quando se visita Connemara. Duas estufas foram colocadas de volta, junto com a casa do jardineiro chefe e a casa dos trabalhadores.

Essa é a casa dos trabalhadores e algumas das ferramentas usadas para manter tudo impecável. Reparem na diferença das fotos abaixo, que era a casa do jardineiro chefe:

Passeie pela belas flores e hortas de Kylemore Abbey e entre nas casas que eram utilizadas pelos funcionários. É uma viagem no tempo! Coisa de livro sabe?

Ainda na área dos jardins, um grande e aconchegante restaurante/casa de chás te convida para comer algo admirando aquele paraíso, para sentir apenas um pouco do que deve ser dormir e acordar sendo um dos hospedes de Kylemore Abbey.  Nós preferimos almoçar, um quiche com salada e de quebra uma torta de maça, só pra dar aquela balançada na dieta! hahahh

Para maiores informações como horário de funcionamento e preços é só acessar o site http://www.kylemoreabbey.com.

Espero que tenham gostado e se apaixonado, assim como eu fiquei. Rs

Um beijo com saudade da Ilha esmeralda,

Doug Pelo Mundo.

Tags relacionadas:

destinos, dublin, galway, história, intercambio, ireland, irlanda, irlanda de carro, kylemore abbey, medieval, o que fazer na Irlanda, Turismo, viagem, viagens, Intercambio na Irlanda, Brasileiros na Irlanda, road trip pela Irlanda, interior da Irlanda, Castelo, Condado, Viajando a Irlanda, Destino Irlanda, Interior, Country Side, Co Galway, Destino, Como visitar a Irlanda, Castle, conto de fadas, Vikings