Cidades subterrâneas, vôo de balão e réveillon na Capadócia

10.03.2017

Nosso segundo dia na Capadócia seria marcado por grandes e impressionantes passeios! Talvez os mais tradicionais, eu diria. Isso porque começaríamos nosso dia visitando o Museu aberto de Göreme, um dos primeiros patrimônios mundiais da UNESCO na Turquia e terminaríamos tentando fazer o voo de balão, se a neve deixasse é claro! Isso sem contar que era aniversario da Phynna e Réveillon. Dia cheio de emoções! Rs – Se quiser acompanhar essa trip também no youtube, clique aqui.

Emoções e animação com essa trupe <3

Por falar em neve… Nevou a noite INTEIRA e tivemos que sair do hotel de van, já que o carro de Coskun não andava no meio daquela neve toda. Saca como estava:

Bueno, friaca a parte, vamos ao nosso tour! Rs

Como falei, começamos pelo museu ao céu aberto de Göreme, uma museu que me deixou boquiaberto e mais uma vez a ignorância mandou lembranças. Porque? Porque esse complexo foi um dos mais, se não o mais, importante para o cristianismo como conhecemos hoje.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler, e eu vou explicar: lembram que no post passado eu falei que no século V as cidades subterrâneas foram construídas para abrigar os cristão que fugiam da perseguição romana? Pois bem… Antes disso, no século IV, a Capadócia tornou-se conhecida como a “terra dos três Santos” por causa de três notáveis teólogos: São Basílio o grande, seu irmão São Gregório de Nyssa e São Gregório de Nazianzo, que ainda hoje são conhecidos como os Padres Capadócios e que contribuíram muito para a doutrina cristã em geral e no pensamento da Igreja Ortodoxa em particular. Juntos estabeleceram padrões para a vida monástica com foco na comunidade, na oração e no trabalho manual, tudo isso aqui nessa cidade! Por isso a importância de Göreme para o mundo cristão.

O complexo monástico em Göreme foi esculpido e decorado entre os anos 900 e 1200.
Fazem parte do complexo mais de 10 igrejas, habitações, escolas religiosas e refeitórios. É realmente impressionante e mágico! A maioria das igrejas é totalmente pintada por belíssimos murais bizantinos e muito importantes historicamente falando.

Algumas da figuras mais frequentes encontradas nas igrejas de Göreme

Grande parte estão em ótimas condições de conservação, embora quase todos os olhos das figuras tenham sido arrancados pelos habitantes locais, que supersticiosos temiam o mau-olhado.
É inacreditável ver todas aquelas pinturas perfeitamente conservadas e cheias de história.
A habitação das freiras e dos monges era separado e cada um deles tinha seu próprio refeitório, cozinha e habitação.

Mesa de um dos refeitórios

Cada “prédio” podia abrigar até 300 pessoas por vez!
A forma como a arquitetura da igreja é disposta nos dias atuais também nasceu em Göreme. Muitas das mesquitas e igrejas tiveram sua arquitetura copiada daqui. Para ser de uma arquitetura perfeita a igreja deveria ter uma cúpula central com quatro pilares e neles imagens daqueles que escreveram a bíblia.

Cada igreja tem um nome em turco, dado pelos moradores locais, com base nas características proeminentes.
Os principais edifícios e estruturas para visita no museu são o Mosteiro Rahibeler,a Capela de São Basílio, a Igreja Elmali, a Capela de Santa Bárbara, a Igreja Yilani, a Igreja Kilise, uma Copa-Cozinha e Sala de jantar, a Igreja Karanlik (escura), a Capela de Santa Catarina e Igreja Çarikli. Separe ao menos 3 horas para visitar tudo e vá com calçado confortável pois é necessário caminhar bastante. #DicaDoDoug
Depois desse show de conhecimento seguimos para o museu da cerâmica Gray Müze.
Um museu recém inaugurado, pouco conhecido por turistas, mas onde aprendemos muito sobre a história da cerâmica turca e seu processo de fabricação.
Ainda pudemos ver ao vivo artesãos pintando as cerâmicas, cada um dentro do seu estilo. Também pude me arriscar a fazer um vaso de barro, com um artista local e é claro que o meu saiu um horror né!? Rs  Isso porque ele dizia que era muito fácil e simples de fazer! –“
Esse não é um simples comum, já que o espaço pode ser locado para eventos, acontecendo aqui de concertos de música clássica a casamentos! Genial né? Depois de visitar o museu, fomos a loja nos fundos… QUE PERDIÇÃO!
Uma peça mais fantástica do que a outra, umas que até brilham no escuro e com o melhor preço de toda Turquia, inclusive melhor que o grand bazar!
Saímos do museu direto para o Chaminé das Fadas, que são formações rochosas como as do museu de Göreme, provenientes de explosões vulcânicas á trinta milhões de anos, mas que os turcos acreditam ser chaminés (por conta do seu formato) das casas das fadas (que viviam debaixo do solo).
Por aqui uma visita mais rápida que uma visita de médico, pois assim que chegamos Coskun recebeu a ligação de que havia teto para voarmos de balão e tivemos que sair correndo para não perder o passeio.
No inverno é mega difícil fazer voo de balão e já estávamos aceitando que não ia rolar, até Deus resolver ser muito legal com a gente e disse: “Não meus filhos, vocês vão sim!”, e fez abrir o tempo! Rs
Em questão de minutos a cidade toda começava a ficar louca, com gente correndo para todos os lados e preparando os balões para não perder o momento.
Impressionante como a cidade se transformou por conta do tempo que abriu para o vôo! Uma loucura! Chegamos na empresa e nos mandaram ir direto para o local de partida do balão. Em pouco menos de 15 minutos, váááários balões começavam a aparecer aos arredores, cirando forma, ganhando cor e transformando aquela paisagem incrível!
Voamos com a Goreme Ballons, a primeira empresa de balões da cidade, atuando desde 1997.
Eles contam com dois tipo de voo, um de 1 hora e outro de 1 hora e 30 minutos, e custam 160 e 230 euros, respectivamente. A diferença entre os passeios, informações do vôo, bem como a reserva, podem estar sendo feitas e acessadas no site deles, que conta com tradução para português! 😉 #ValeuGoremeBallons
Nossa expectativa aumentava a medida que que o balão ia enchendo… Estávamos sem acreditar que iria finalmente dar certo de sobrevoar aquele visual de conto de fadas, todo branquinho e gelado!!!
Um balão amarelo com as bordas coloridas, esse era o nosso!!!! Lindo!
Assim que terminaram de encher nos pediram para entrar na cesta. A cesta é divida em 4 partes e em cada uma delas cabem até 5 pessoas. Em questão de minutos após acomodarem todo mundo começamos a sentir que o balão subia.
E subia rápido!!! Subindo… subindo… subindo… O cenário se tornava ainda mais inacreditável, se é que era possível.
Aquela imensidão branca… Aqueles vales maravilhosos… Tudo coberto por neve e com vários balões subindo. Um espetáculo que vai ficar gravado na minha memória para sempre!!!!
Balões de todas as cores pintavam o céu que se misturava com a neve.
Quando estávamos lá no topo, cruzando algumas nuvens, cantamos parabéns para Phynna, que foi musicalizado pelo som do fogo que enche o balão! Que parabéns heim Phynna? Rs. O balão pode subir até mil pés de altitude e essa é a única coordenada que pode ser controlada.
Direções como direita e esquerda e distância da base quem controla é o vento! Não, você não leu errado! Eles não tem como controlar a direção que o balão vai, apenas a altura. Deu uma leve tensão quando estávamos para pousar e não conseguíamos por causa do vento. Eu só pensava “não nos jogue no precipício. Não nos jogue no precipício!!” HAHHAHAHAAH
Mas graças a Deus no fim deu tudo certo. O vento e o piloto nos levaram para um lugar seguro e tivemos um excelente pouso! Tirando a crise de riso da minha mãe e da Tininha, que fez com que as duas tivessem que sair carregadas da cesta, o restante tudo sob controle! Rs
Depois que todos desembarcaram da cesta e a mesma já tinha sido colocada no carrinho, um brinde por termos feito um voo com segurança, pelo vento, pela vida e para o novo ano que se aproximava!!!! Uma tradição de cada voo!!! Ahhh e teve também a entrega dos certificados! 😀
Já passava das 4 da tarde quando chegamos na nossa van e por conta da correria ainda estávamos sem almoçar. Coskun nos levou ao hotel de um amigo dele, o Sunak Boutique, que nos ofereceu um café maravilhoso com bolos e biscoitos produzidos por eles próprios.
Esses hotel também é um hotel caverna, que durante a sua escavação foi encontrado uma igreja de 1500 anos! Mega especial e lindo! Possui apenas 10 quartos, todos também muito bem equipados e alguns até com sala de banho turco particular!!!! #AcheiDigno Rs
Já sei que quando voltar para a Capadócia vou fazer um tour só de hotéis cavernas, ficando cada dia em um diferente! Rs
Para finalizar nosso tour Coskun nos levou no vale da imaginação; Um vale onde as rochas mexem mesmo com a imaginação e remetem a alguns animais ou o que sua imaginação quiser ver… Rs – Deixem nos comentários o que as rochas abaixo parecem para você! 😉
Por aqui também foi uma visita rápida já que a neve nos impedia de caminhar pelo vale. #MotivosParaVoltar

Mas foi tempo suficiente para fazer amizade com esse serumaninho <3

Infelizmente nosso passeio com o querido e amado Coskun tinha chego ao fim! #TristeMuitoTriste! 🙁 Nos despedimos, agradecemos MUITO e seguimos para o hotel para um banho e preparar para o jantar de ano novo!!!!!
Fomos jantar no Sur Balik, numa friaca de – 7 graus mas com o pique a vontade de quem estava no calor do Rio de Janeiro! Rs

Amores!

Esse é um restaurante especializado em frutos do mar, ou seja, tiveram que preparar algo especial para mim e acabou que minha janta de ano novo foi isso:

Pra manter o foco na dieta… hahahaha

Tudo bem, acontece nas melhores famílias e viagens! Rs Pelo menos era open bar. HAHAHA. A noite foi embalada por Raki, um licor de uva e com sabor de anis, super tradicional na Turquia, mas que conta com apenas 45% de teor alcoólico! IMAGINEM A CATÁSTROFE! Pois é. Rs Na terceira dose eu e Netto já estávamos no meio do salão colocando todo nosso gingado e aprendizado com Ziya e Coskun em prática! HAHAHAHAHA
No palco uma senhora cantava sucessos internacionais e músicas turcas, agradando a todos os gostos! Assim que marcou 00:00, distribuíram alguns adereços de festas como gravatas, chapéus, óculos e língua de sogra que fizeram nossa diversão noite a fora. Parecia um bale de formatura da frozen com sentimento de ano novo. Rs
Por volta de 1:00 começou a tradicional dança do ventre, onde a dançarina subia nas mesas e dançava para todos, que animadíssimos colocavam dinheiro dentro do seu sutiã ou da sua saia! Ela dançou o salão todo e passou de mesa em mesa, divertindo pessoas de todas as idades e ganhando um bom trocado.
Logo após o show seguimos para o hotel para descansar pois no outro dia as 6 da manhã seguiríamos viagem para Konya e Pamukkale. A festa de ano novo passou bem longe de como estamos acostumados a comemorar, mas foi bem divertido e diferente. Valeu a pena! Chegamos no hotel, piscamos os olhos e tivemos que acordar pois era hora de partir dessa maravilha chamada Capadócia! Viva a ressaca! Viva o Raki! hahahaha
Para terminar, um agradecimento MEGA especial a Coskun! Meu amigo, muitíssimo obrigado por toda atenção, carinho e dedicação conosco! Você é um anjo e quando eu crescer quero ser como você! Rs

Obrigado, obrigado e obrigado! <3

Para vocês um beijo gigante,
Doug Pelo Mundo.

Tags relacionadas:

Doug Pelo Mundo, neve, Patrimonio da UNESCO, turquia, turquiando, o que fazer na Turquia, raki, Snow, Turkey, Capadócia, Cappadocia, Coskun, Göreme, o que fazer na capadócia, cristianismo, Doug pelo mundo na Turquia, turquia no inverno, inverno na Turquia, friaca, UNESCO, passeio de balão, Balão na Capadócia, museu de Göreme, Museu ao céu aberto, cidades subterrâneas, história do cristianismo, Terra dos três santos, São Basílio, São Gregório de Nyssa, São Gregório de Nazianzo, Igreja Ortodoxa, Padres Capadócios, pinturas bizantinas, Afrescos Bizantinos, Arquitetura turca, cidade de Göreme, Gray Müze, museu de cerâmica, cerâmica Turca, processo de fabricação, Chaminé das fadas, vales da Capadócia, Capadócia em 2 dias, o que fazer na Capadócia em 2 dias, Balão no inverno, Capadócia dos ares, Goreme Ballons, Sunak Boutique, hotéis na Capadócia, onde ficar na Capadócia, Hoteis caverna, cave hotels, Sur Balik, ano novo na turquia, ano novo na Capadócia, Bebida turca, Turismo na Turquia, Turkish Airlines