Entendendo e economizando no transporte público de Londres

16.09.2017

Antes de começar a escrever sobre a belíssima cidade e suas milhares de atrações, me sinto na obrigação de falar sobre o transporte que tanto me enlouqueceu antes/durante e depois de ir pra lá. Rs

O London Underground, também conhecido como Tube ou Underground é o mais antigo e o segundo mais extenso sistema de metrô do mundo, ficando atrás apenas para Xangai. Então imaginem…

Esse é o meio mais ágil, embora também mais caro, de se locomover por Londres. Maaaas se pensarmos que tempo é dinheiro, ainda mais quando falamos de turismo, é bom gastar um pouco mais e ganhar tempo não é mesmo? Infelizmente em Londres não dá para fazer tudo a pé como em algumas outras cidades, por isso é preciso usar o transporte público, e nesse caso é sempre bom saber qual a melhor e mais econômica forma de usá-lo, aí é que eu entro. 😉 Rs

É comum pesquisarmos os preços das atrações que vamos visitar (além de ser mais fácil de encontrar também), mas no caso de Londres é bom calcular o valor do transporte para evitar surpresas, afinal estamos falando de uma das moedas mais caras do mundo e toda e qualquer economia é bem vinda! Rs O transporte é prático e eficiente. A cidade é perfeitamente servida pelo metrô, sendo essa a maneira mais rápida e prática de se locomover pela cidade.

Tá Doug, e porque você falou que isso te enlouqueceu já que é tão prático?

Pois bem… Para inicio de conversa existem diferentes tickets: o Travelcard de 1 dia e 7 dias, Oyster Card e Single Fare. Qual é mais vantajoso? Resposta: Tudo vai depender da sua situação. Eu só usei o Oyster Card e é dele que vou falar…

O metrô é divido em zonas, de 1 a 9, e o preço pago sempre vai variar em função de quantas zonas você percorre por dia, bem como o horário (rush ou não). Se você for turistar, provavelmente não sairá das zonas 1 e 2, onde se concentram a maioria das atrações turísticas.

Horários de funcionamento do metrô

Não há um único horário de funcionamento para todo o sistema de metrô de Londres. As linhas ficam normalmente entre 5 da manhã e meia noite. No domingo todas param por volta de 11 da noite.

Quando estava lá, aconteceu a primeira semana do Night Tube, uma operação que mantém  algumas linhas de metrô em funcionamento 24 horas, mas só durante o fim de semana. (Eu jurava que o metro de Londres era 24 horas, 7 dias por semana. Fiquei espantado!!!!)

Oyster Card – A confusão! 

Bem… o que é esse Oyster Card? O Oyster Card é um cartão magnético recarregável que substituiu o ticket de papel.

É recarregável com dinheiro, cartão de crédito ou débito e custa 5 libras que são reembolsáveis com o valor de crédito que restou no cartão, caso você queria devolve-lo quando deixar Londres. Está a venda em estações de metrô, bancas de revista e lojas que tenham a logo do Transport for London na frente.

A vantagem do Oyster é que a passagem sai mais barata do que o bilhete de papel (single fare), já que esse cartão calcula automaticamente a tarifa mais barata de acordo com seu uso. O Oyster Card trabalha com um “teto” diário de gasto que não será ultrapassado. Ou seja, mesmo no “pay as you go”, sem um passe definido, você usando 20 vezes o cartão no mesmo dia, o valor máximo cobrado por dia será 6,60 libras. Lembrando que é valido para metrô e ônibus.

Tá Doug, mas o que é esse Pay-as-you-Go?

É uma das formas de carregar. No geral existem apenas duas: o passe semanal/mensal ou então a creditar um valor de acordo com o uso “pay as you go” (pague conforme vai usando), que foi a forma que usei. Para usá-lo basta passar por cima do leitor amarelo nas catracas de metrô, na entrada e na saída. No ônibus basta na entrada.

#DicaDoDoug: sempre esteja com seu cartão em mãos quando chegar na catraca. Os Ingleses não ficam nada felizes quando vc esta “empatando” a saída procurando seu cartão. 🙂

Zonas e preços

Pra ser bem verdadeiro com vocês, eu fui, voltei e continuo sem entender a divisão do mapa do metrô. Mas no geral é o seguinte

O mapa do metrô é dividido em zonas que vão de 1 a 9, e a tarifa é determinada de acordo com a zona que você quer transitar. Para download do mapa basta clicar aqui (PDF).

A grande maioria dos pontos turísticos se encontram entre as zonas 1 e 2, facilitando (e economizando) a vida. Rs Em relação aos valores, a passagem unitária é a mais desvantajosa para quem quer rodar Londres, a menos que você vá utilizar apenas uma ou duas vezes. Nas outras situações o Oyster é o mais econômico.

Preços do metrô em 2017
  • Passagem unitária: como falei anteriormente, o preço depende da estação de origem e da estação de destino. Mas no caso da passagem unitária, o horário e dia da semana também vão influenciar. Sim, é isso mesmo. Sua viagem de ida e volta pro mesmo lugar pode ter custo diferente dependendo do horário que você vai. Legal né? #sqn Bem… nesse link, você pode simular o custo de uma jornada e ter uma ideia de quanto mais ou menos vai gastar.
  • Pay As You Go Diário (Oyster. Essa foi a opção que escolhi) para zonas 1 a 2 (as mais turísticas): 6,60 libras para 1 dia de viagens ilimitadas de ônibus e pelas zonas 1 e 2 do metro e trens.
  • Pay As You Go Diário (Oyster) para zonas 1 a 3: 7,70 libras para 1 dia de viagens ilimitadas de ônibus e pelas zonas 1, 2 e 3 nos trens e no metrô.
  • Passe semanal (Oyster) para zonas 1 e 2: 33 libras para 7 dias consecutivos de viagens ilimitadas de ônibus e pelas zonas 1 e 2 nos trens e no metrô.
  • Passe mensal (Oyster) para zonas 1 e 2: 126,80 libras para 30 dias consecutivos de viagens ilimitadas de ônibus e pelas zonas 1 e 2 nos trens e no metrô.

Resumo da opera:

Se você for ficar em Londres e usar o transporte público por até 4 dias, o Oyster Pay-as-you-go é a opção mais econômica. Basta recarregar seu cartão com 6,60 libras por dia de uso + 5 libras reembolsáveis (do cartão). Com esse valor você poderá andar à vontade de ônibus e metrô pelas zonas 1 e 2, que são as mais turísticas.

Para quem for ficar mais de 4 dias, aconselho a comprar o Oyster Card (5 libras reembolsáveis) e o recarregar com o passe 7 Day Travelcard para ônibus e metrô por 31,40 libras, também para andar ilimitado pelas zonas 1 e 2.

Ahhh ta Doug, e se eu quiser ir para outras zonas? Basta recarregar a diferença! 😉

Extensão para zona 3 (Stratford, por exemplo): 1,60 libras por trecho.
Extensão para zonas 3, 4, 5 e 6 (Heathrow, por exemplo): 2,70 libras por trecho.

#DicaDoDoug: Tenha sempre um mapa do metrô com você, pois é muito fácil se perder em meio a tantas cores, estações e rotas. Geralmente na entrada de cada estação tem um mapinha de bolso. Garanta o seu e sempre esteja ligado para entender melhor e facilitar sua visita a Terra da Rainha.

Blogs que me ajudaram a não pirar e que podem ser úteis para vocês também:

Espero que com esse post vocês não fiquem tão perdidos e confusos como eu fiquei quando estava programando minha viagem para Londres.

Um beijo,

Doug Pelo Mundo.

Tags relacionadas:

Descontos, destinos, dicas do doug, Doug Pelo Mundo, inglaterra, Ingressos, instagram, londres, metro, transporte público, valores, viagens, youtube, London, Doug Pelo Mundo em Londres, como se locomover em Londres, Transporte publico em Londres, Brasileiros em Londres, Tube, Underground, Andando de metrô em Londres, como é o metrô de Londres, Oyster Card, Tickets Metrô Londres, como economizar no transporte de Londres, Qual opção escolher, passeando por Londres, Economizando em Londres, Economizando nas viagens, Forma mais economica de usar o transporte de Londres, calculando o meio de transporte, Travel Card, Single Fare, cartão recarregável, entendendo as zonas do metrô de Londres, Night Tube, Metrô 24 horas, Transport for London, Oyster, Pay as you go, Mapa metrô de Londres, Valores metrô de Londres, valores Londres