O que vestir para aguentar um inverno de -23º?

30.01.2018

Os finlandeses costumam dizer que não existe inverno rigoroso, mas sim que você não está com a roupa apropriada. Rs

E o melhor é que isso é verdade!!!

O frio foi um dos pontos mais preocupantes quando decidimos ir para a Finlândia. Afinal de contas, COMO SOBREVIVER a -23 graus? Ainda mais quando se está vindo, com crianças, do Brasil, onde estávamos no verão de 30º? Rs

No dia que registrava -23, a camera congelava e não dava pra fazer foto –”

Muuuuito eu pesquisei sobre esse assunto e pouquíssimo eu achei sobre. Até que achei uma abençoada que dizia mais ou menos como se vestir para suportar temperaturas tão extremas.

Durante o inverno Finlandês as temperaturas podem chegar a -30º. A temperatura mais baixa que pegamos (registrada no termômetro) foi -23. Por isso é muito importante que estejamos vestidos adequadamente, caso contrário a viagem se transformará em um caos gelado, cortante, dolorido, irritante e chato.

E quando eu digo estar vestido adequadamente, não é colocar um milhão de peças de roupa e ficar igual um boneco de neve, mas sim vestir a roupa ideal para que vc esteja protegido do frio e que não atrapalhe na movimentação, afinal de contas, dependendo da atividade que você for praticar, vai precisar caminhar, correr, saltar…

Pois bem… Eu vou dividir o modo de vestir em camadas ok? Acho que assim fica mais fácil de entender.

  • 1º camada: Algo térmico (calça e blusa), daqueles tecidos que retêm o calor e mantém seu corpo aquecido.
  • 2º camada: Algodão, um moletom quentinho!
  • 3º camada: Lã, eu só usava pra parte de cima, mas fica a seu critério.
  • 4º camada: Jaqueta e calça corta vento, a prova d’água e apropriada para neve.
  • Pés: meias de lã + bota com solado grosso e impermeável.
  • Mãos, cabeça e orelha: luva, touca e protetor de orelhas.

Segredo revelado! Rs

Foi com essa técnica das 4 camadas de roupas que sobrevivemos as temperaturas do inverno Lapão!

Era um empenho toda vez que queríamos sair de casa? Era!

Gostava de ficar vestindo e tirando essas roupas todas? Não!

Chegou uma hora que preferia sair congelando do que vestir tudo? Sim!

Aguentava? Não! Hahahaha

Para vocês terem uma ideia, teve um dia que sai sem luva pra ir testar o drone. Fui na rua em frente do apartamento. Aguentei 5 minutos, e voltei com a mão roxa e os dedos paralisados de frio!

É minha gente, o inverno deles não é brincadeira não. No início, se vc sair com poucas roupas, vai achar que tá tranquilo e que não precisa de mais nada, mas depois de um tempo é que o bicho pega.

O frio começa a tomar conta do corpo e aí não para mais. Vai por mim, é horrível!

As atividades geralmente são feitas ao ar livre, então é muito importante que você esteja bem aquecido, pois como falei, a partir do momento que começar a gelar… acabou o passeio! É terrível! Dói, corta!

Tá Doug, e onde encontro essas roupas?

Roupas como essa (impermeável, térmica) são facilmente encontradas em lojas que vendam artigos esportivos, principalmente voltados para quem acampa, pratica montanhismo, ski…

#DicaDoDoug: Preste atenção para não comprar nada “resistente à água”, compre a prova d’Água mesmo. Resistente significa que o tecido vai aguentar até um ponto, depois ele vai molhar.

Também invista em uma bota boa (impermeável) e com solado grosso, para não ter nenhum tipo de problema. A bonitona da minha mãe escolheu uma estilo 7 léguas, sabe? Só porque com pelinho dentro… Diversas vezes ficamos brincando do lado de fora sozinhos e ela em alguma loja aquecida para que pudesse voltar a sentir o pé. Rs

Ah Doug, mas não quero investir em roupas assim porque só vou usar uma vez na vida.

Então… alguns hotéis oferecem roupas apropriadas para alugar. Por isso vale dar uma checada com o hotel, se tem mesmo, qual o valor…

Essas são as roupas oferecidas pelos hotéis e agências de safaris

A safartica (empresa que compramos o passeio) sempre disponibilizavam roupas e calçados para os passeios.

Maaaaas, nem sempre você vai estar com eles ne? Então, acho bom estar preparado. Rs

Ah, mas antes de terminar queria tranquilizar vocês e dizer que: todos os lugares são aquecidos! Eles estão mais que preparados para essas temperaturas! Essas roupas são só para quando você estiver do lado de fora de qualquer estabelecimento. Dentro de casa, do hotel, do café, seja lá onde for, a temperatura vai estar deliciosa! Quentinha! E muitas vezes com uma lareira para aquecer. Um charme todo especial da Lapônia. ❤

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Tags relacionadas:

dicas de viagens, preços, valores, Airbnb, Finlândia, Doug Pelo Mundo na Finlândia, Lapland, Rovaniemi, Lapônia, Inverno na Lapônia, Inverno na Finlândia, Na casa do papai noel, Papai noel, Papai Noel na Finlândia, Natal na Finlândia, Antecedência, Dicas da Finlândia, Planejando uma viagem para a Finlândia, Como programar uma viagem para a Finlândia, Quanto gasto indo para a Finlândia, Finlândia no inverno, Voos para Finlândia, Helsinki, Finnair, Norwegian, voando para Finlândia, Brasileiros na Finlândia, ficando em Airbnb, Economizando na Finlândia, Passeios na Finlândia, safaris na finlândia, safartica, aurora boreal, Northern Lights, comendo na Finlândia, comida na Finlândia, taxi na Finlândia, preços na Finlândia, Internet na Finlândia, curiosidades sobre a Finlândia, o que fazer na Finlândia, Finlândia no Natal, Natal em Familia, Viajando com crianças, países nórdicos, economizando nos países nórdicos, como é a Finlândia, Frio na Finlândia, como se proteger no inverno Lapão, Inverno finlandês, como se vestir no inverno, inverno Lapão, roupas de inverno, dicas de roupas e calçados para inverno

  1. Silvia Hiroe

    Olá Doug,

    Exatamente, não existe um inverno rigoroso se estivermos com as roupas apropriadas.
    As três camadas funcionam perfeitamente.
    Botas femininas apropriadas são da UGG, Hunter, Geox. E vale o investimento. Paguei 80 euros na minha e já rodei muito com ela.
    Comprei casacos da Columbia que também salvam a pátria.
    Na Primark você encontra calças segunda pele com pelinhos por dentro por 10 euros e servem para o clima daqui.
    Na Patagônia você encontra gola de lã que além de aquecer deixa o visual charmoso. E o preço camarada.
    Sabendo escolher as peças, dá para reaproveitar boa parte delas aqui no País Tropical.

    Um grande abraço

    • doug

      Sorte das pessoas que lerem seu comentário. Preparada é pouco né? Rs
      Beijo grande!!!!

  2. Julia

    Olá, adorei as dicas, gostaria de saber onde comprou as roupas e quanto pagou? Eu vou pra tromso e para Finlândia, então acho que ê melhor comprar

    • doug

      Oi Julia, tudo bem? Então… eu comprei as roupas aqui na Irlanda e peguei uma promoção antes do natal então não sei quanto exatamente paguei em cada peça mas por exemplo, uma jaqueta da Super Dry eu paguei 150 euros.
      Se você estiver no Brasil, sugiro dar uma olhada em lojas esportivas como Centauro ou então loja para pessoas que fazem trilha/trecking/acampamento…

      Espero poder ter te ajudado e tenha uma ótima viagem. Bjo