Abu Simbel, o templo que quase desapareceu nas águas do Nilo

27.10.2018

Os tesouros arqueológicos do Egito vão além dos complexos mais famosos como os de Luxor e Gizé. Cerca de 200 km de distância de Aswan, perto da fronteira do Sudão, encontram-se dois dos mais monumentais templos do Egito: o complexo de Abu Simbel.

Os dois gigantes templos, escavados em rocha de arenito por pouco não desapareceram (já vou explicar isso) e são uma visita um tanto quanto impactante do ponto de vista artístico. Se eu fosse vocês, eu colocaria Abu Simbel no cronograma durante uma viagem para o Egito. #DicaDeAmigo 😛

O complexo de Abu Simbel

O grande templo de Abu Simbel foi erguido em honra de Ramsés II, que governou no século XIII a.C. e foi um dos faraós da XIX dinastia. Ramsés adorava construir coisas monumentais para mostrar todo o seu poder e de quebra ele mandou construir um para sua esposa favorita, Nefertari.

Templos de Abu Simbel – Nefertari em primeiro plano e o de Ramsés II ao fundo.

Ambos os templos se localizavam (e ainda se localizam hoje) nas margens do Rio Nilo, para mostrar para todos que navegassem por aquelas águas, quem mandava na parada toda, e também para diminuir os problemas causados por um de seus antecessores, Akhenaton, que entrou para a História ao tentar unificar o culto dos egípcios ao sugerir a adoração ao único Deus, Aton, representado pelo círculo solar. Obviamente essa ideia de adorar um único Deus não deu muito certo, uma vez que os egípcios antigos sempre foram politeístas.

As medidas do templo de Ramsés são impressionantes. A fachada com 33m de largura por 38 m de altura, conta com 4 estátuas de 20 metros de altura cada uma delas, onde ele é representado como rei absoluto do Egito, usando a coroa que representa a união entre o Alto e do Baixo Egito, cercado de deuses em menor tamanho presentes em toda a fachada e 21 babuínos no topo, protegendo o templo.

Já na parte de dentro existem várias câmaras, desenhos que contam histórias sobre a vida e batalhas de Ramsés, juntamente com sua esposa e os deuses.

Uma das câmaras de oferenda. Reparem nas paredes as imagens de reis oferecendo comida, perfume, incenso…

Isso sem contar nas 8 estátuas do deus Osíris, que carregam algumas características de Ramsés II. Tudo para impressionar e se glorificar como Rei e Deus.

Uma curiosidade bem doida sobre o grande templo de Abu Simbel: em dois momentos do ano o sol atravessa todo o templo, por 15 minutos, para iluminar 3 das 4 estátuas que existem na sala principal do templo, a de Amon, Ra-Harakhte e Ramsés.

O sol vai até a última sala que podemos ver na foto…

A última (e única) que fica na escuridão é a estatua do Deus do submundo. Doido né? – E que datas são essas, Doug? –  22 de fevereiro e 22 de outubro, data de nascimento e coroação de Ramsés.

[…] Para iluminar 3 dessas 4 estátuas (as com cabeça)

É mole ou quer mais? Tá aí mais uma prova que os egípcios antigos eram MESTRES quando o assunto era astrologia, engenharia, arquitetura e sobreforça humana.

Templo de Nefertari

Já o templo de Nefertari é bem menor e mais simples, com uma fachada com 6 estatuas de 10 metros cada, impressiona pouco se comparado com o templo de Ramsés, mas não deixa de ser uma obra e tanto.

As estátuas de Nefertari tem traços semelhantes à figura da deusa Hathor, ornadas com disco solar entre plumas e cornos de vaca.

DESMONTANDO (E SALVANDO) O PASSADO

Em 1950 o governo do Egito decidiu construir a barragem de Aswan, criando o maior lago artificial do mundo (Lago Nasser) e assim gerando energia para o país a partir da sua hidrelétrica.

Lago Nasser

O lago estende-se por mais de 500 km ao sul da barragem de Aswan e chega atingir 180 metros de profundidade, mas sua criação acabou deixando mais de 800 mil pessoas sem casas e alguns templos correndo o risco de simplesmente desaparecer nas aguas do poderoso Rio Nilo.

Como o templo foi encontrado em 1813

A solução? Realocar tudo. As pessoas e os templos. E foi o que fizeram.

Templo de Nefertari antes de ser realocado

Para isso a UNESCO fez uma campanha internacional para conseguir recursos (cerca de 40 milhões de dólares) para mudar o templo de lugar. Vários países ajudaram e por 5 anos uma grande equipe de arqueólogos e engenheiros trabalharam incansavelmente na salvação dessa beleza.

Como eles foram capazes de fazer isso, eu também não sei. Só sei que deve ter dado um trabalho danado já que eles tiveram que cortar ambos os templos em diversas peças, tomando o maior cuidado do mundo para não dar mer** e realocar, peça por peça, perfeitamente 61 metros acima do seu local original e 200 metros de distância da margem do lago, salvando não só o complexo, mas também o efeito de luz que acontece duas vezes ao ano.

Nessa obra pra lá de doida, eles criaram uma nova montanha de pedra e realocaram não só a fachada, mas também o interior do templo de forma tão perfeita que quem não sabe da história por trás daquilo, nunca nem imagina que os templos não eram nesse lugar.

Onde o templo realmente era e onde está hoje

Praticamente um quebra cabeças (e põe quebra cabeça nisso, né?!) gigantesco e pra lá de delicado. #QueMedo

Pensar que tudo isso podia estar debaixo d’água…

COMO CHEGAR EM ABU SIMBEL?

Que Abu Simbel é incrível, isso vocês já devem ter percebido né?! Mas agora, como fazer para chegar lá já que a cidade mais próxima é Aswan e a região por aqui é bem isolada e longe de tudo?

No meu caso fiz o que a grande maioria dos turistas faz, que é ficar em Aswan e contratar um tour para fazer um bate e volta aos templos.

Ônibus

Nós fomos de ônibus, saindo as 4 da manhã de Aswan. A viagem dura em média 3 horas e meia e o cenário das estradas é encantador ao mesmo tempo que parece um filme de terror. Rs. Apenas a estrada, areia e deserto. Rs

Enfim… Meu tour estava incluso no pacote do projeto da AIESEC que estava fazendo parte e para mais detalhes basta clicar aqui.

Caso você esteja sozinho e queira ir de ônibus também, cheque com a recepção do hotel onde estiver hospedado pois diariamente partem ônibus de Aswan para Abu Simbel. O ticket custa em média 200 EGP (ida e volta) e essa é a maneira mais barata de ir aos templos.

Avião

Essa é a maneira mais cômoda e também mais cara de visitar os templos. A companhia aérea Egypt Air possui três vôos diários para Abu Simbel, todos partindo de Aswan, logo pela manhã.  O problema é que não existem vôos direto do Cairo ou qualquer outro lugar do Egito, ou seja, querendo ou não você vai ter que passar por Aswan. Os vôo de Aswan até Abu Simbel dura 45 minutos e cada trecho custa a partir de 1000 EGP.

Tour privado

Também existe a possibilidade de você contratar um tour privado (taxi e guia) para visitar o complexo de Abu Simbel. Nesse caso você vai ter que usar a regra número 1 do viajante que vai para o Egito: NEGOCIAR!

Nunca, eu disse NUNCA, aceite o primeiro valor que eles te oferecerem, caso contrário você vai pagar mais do que  o dobro do valor que realmente é. O carro privado custa em média 800 EGP e aqui quem escolhe o horário e o tempo de permanência no lugar é você.

#DICAS DO DOUG
  • É uma visita de bate e volta e pode ser um pouco cansativo, por isso sempre vista roupas confortáveis e apropriadas pro calor
  • Visite o templo logo nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde pois o sol em Abu Simbel pode ser uma amostra grátis do inferno e também para evitar muitos turistas
  • Não esqueça de sempre carregar uma garrafa de agua, protetor solar e boné
  • Leve seu lixo com você
  • Fotos são permitidas mediante a compra de um ingresso especial (informações abaixo)
  • Aqui também tem o espetáculo Light and Sound onde a história do templo é contada através de luzes e sons. Dizem ser incrivelmente lindo mas infelizmente não pude assistir 🙁
Valores

A entrada nos templos de Abu Simbel custa, atualmente (2018), EGP 115 o adulto, e crianças/estudantes pagam EGP 63,50.

Vale lembrar que para usar maquina fotográfica ou celular é preciso compara um ticket extra no valor de 300 EGP. Me agradeçam viu? Rs Brincadeiras a parte, eu pagaria novamente e quantas vezes fossem necessárias para registrar cada detalhe desse magnifico templo. Até porque, vai que resolvem fazer uma nova represa? Nunca se sabe. Rs

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Tags relacionadas:

blog de viagens, destinos, dicas do doug, Doug Pelo Mundo, luxor, Patrimonio da UNESCO, sol, valores, viagens, youtube, UNESCO, Dica do Doug, Egito, Egypt, Doug Pelo Mundo no Egito, Backpacking Egypt, Cairo, Abu Simbel, o que fazer no Egito, Brasileiros no Egito, River Nile, Rio Nilo, Egito Antigo, ancient Egypt, história do Egito, Memphis, Tebas, O que visitar no Egito, Quanto tempo passar no Egito, O que fazer em Luxor, Luxor a capital dos templos, Templos Egípcios, Egípcios, Temple, Egyptian Temples, Karnak Temple, Amon há, Deuses egípcios, Vale dos Reis, Vale das Rainhas, Valley of Kings, Valley of Queens, Ramses II, Seti, Hatshepsut, Esfinges, Light and Sounds, Luxor by Night, Karnak at Night, Luxor Temple, Templo de Luxor, Hieróglifos, Voando de balão em Luxor, Hot air balloon, Feluca, Habu Temple, Ramesseum Temple, West Bank, Hatshepsut Temple, primeira rainha do Egito, Faraó, época faraônica, construções faraônicas, História do Egito Antigo, curiosidades sobre o Egito, O Egito como você nunca viu, Nefertari, Deir El-Medina, Tumbas faraônicas, Tumbas, Tombs, prices, economizando no Egito, Dicas do Egito, Destino Egito, mochilão pelo Egito, Abu Simbel Temple, Templo de Abu Simbel, Akhenaton, Politeístas, monoteístas, Alto e Baixo Egito, Amon, Ra-Harakhte, Ramsés, Hathor, Como chegar em Abu Simbel, Represa de Aswan, Aswan dam, Lago Nasser, Nasser Lake, Dicas de Abu Simbel, O que fazer em Aswan, Bate e volta em Abu Simbel, Sudão, negociando no Egito, Deserto