Citadel, a imponente fortaleza dos governantes do Egito

24.06.2019

Citadel é uma fortaleza fundada em 1176 por um famoso comandante muçulmano chamado Salah ad-Din e serviu como residência dos governantes do Egito por quase 700 anos. Hoje é um dos lugares mais populares e visitados do Cairo, já que suas mesquitas e museus refletem diferentes tipos de herança.

O lugar é enoooorme mas a principal área de visita é a Sul (logo na entrada). O ticket custa EGP100 a inteira e EGP50 meia entrada, dando direito a entrar em todos os museus e mesquitas da fortaleza. – Valores de agosto/2018

O que visitar em Citadel?

Como vocês podem ver pelo mapa, Citadel é ENORME, mas nem tudo está aberto para visita. Maaas, ainda assim dá pra ficar horas andando pra cima e pra baixo imaginando aquilo tudo nos tempos de riqueza e poder.

Mesquita de Mohammed Ali

Uma das mesquitas mais belas que visitei no Cairo, a mesquita de Mohammed Ali surge bem no coração de Citadel com seus minaretes com 80 metros de altura e suas diversas cúpulas que num passe rápido chegam a lembrar a Hagia Sophia, em Istambul.

Seu idealizador, o governante Mohammed Ali é considerado o fundador do Egito moderno, uma vez que transformou o país de uma simples província do império otomano numa superpotência regional.

O extenso pátio – são quase 3 mil metros quadrados – é ladeado por colunas de mármore, que sustentam pequenas cúpulas.

Ao centro, uma belíssima e requintada fonte das abluções (que os muçulmanos usam para se purificar antes de orar) e a torre do relógio ornamentado que foi presente da França, em troca do obelisco que hoje está na Prace de la Concorde, em Paris.

#Curiosidade: O relógio foi quebrado durante a entrega e até os dias de hoje eles continuam tentando consertar. hahah

Nunca que vão arrumar isso, né?!

Dizem que por conta do tamanho, a mesquita foi construída primeiro e depois o pátio. – Uma pausa para dizer que visitei Citadel durante a cerimonia de casamento de algum membro da família do presidente do Egito (coisas que só acontecem comigo) e por isso tivemos Citadel inteira pra nós, com direito a super iluminação e decoração. 😍  E eu aproveitei para casar também. Rs

A mesquita por sua vez é deslumbrante e o interior é rico em detalhes e decorações em alabastro e mármore. Orgulhoso do que pode ser considerado sua obra-prima, Mohammed Ali quis ser sepultado no seu interior. Ele morreu em 1949 e seu túmulo em mármore branco pode ser visto à direita do portal de entrada da mesquita.

#DICADODOUG: Não deixe de visitar o lado externo da mesquita. A vista de lá é SENSACIONAL!

Isso sem falar que da pra ver as pirâmides e a mesquita do Sultão Hassan

Mesquita de na-Nasr Mohammed

Essa é única obra sobrevivente da época dos Mamelucos aqui em Citadel. Isso se dá pelo fato dos mamelucos serem a maior ameaça ao reinado de Mohammed Ali.

Por isso, além do infame massacre de 500 mamelucos em Citadel, ele ordenou que todas as estruturas construídas por eles fossem destruídas. Essa mesquita só sobreviveu ao ataque porque foi usada como estábulo. De estrutura simples, essa mesquita foi construída entre 1318 e 1335 como uma mesquita congregacional, onde todos poderiam se reunir para orar. Da hora né?!

Museu da Polícia

É um pequeno museu que traça a história sangrenta de crimes e castigos que aconteceram no Egito. Li que contém uniformes, armas e alguns dados dos assassinatos políticos que aconteceram ao longo dos anos. – Não entrei.

Museu Militar

Construído em 1827 por Mohammed Ali e usado até 1874 como residência da Família Real Egípcia, esse prédio que hoje é um museu, também serviu como hospital durante a ocupação britânica na Segunda Guerra Mundial.

Aqui também encontramos uniformes, armamentos e mapas de batalhas. Dizem que o interior por si só já vale a visita, afinal de contas era um palácio real né?! Infelizmente no dia em que visitei Citadel esse museu estava fechado. Acabou que visitamos só a parte de fora mesmo, onde encontramos alguns tanques de guerra, aviões e misseis.

Além de todos esses lugares que já são pontos obrigatórios em Citadel, eu aconselho você a caminhar e descobrir além. Imaginando cada estória que passou por aqui, cada pessoa, cada governante… História, história… ❤️  Ahhh e não deixar de ir na mesquita do Sultan Hassan, logo na frente. E não se esqueçam que o blog tá cheeeio de posts do Egito e até sobre o que levar na mala e se comportar. Rs

Um beijo,

Doug Pelo Mundo.

 

Tags relacionadas:

Africa, destinos, Doug Pelo Mundo, viagens, Istambul, Hagia Sophia, Museus, Egito, Egypt, AIESEC Egypt, AIESEC Brasil, AIESEC, Doug Pelo Mundo no Egito, Intercambio no Egito, Cairo, história do Egito, Dicas do Egito, Mesquitas, Citadel, Salah ad-Din, Residencia dos governantes, O que visitar no Cairo, O que fazer no Cairo, dicas do Cairo, Mosque of Mohammed Ali, Mesquita, Mosque of Sultan Hassan, Mosque of Nasr Mohammed, Mamelucos, Museu Militar, Museus do Cairo, Cairo em um dia