Mesquita do Sultão Hassan, um dos monumentos islâmicos mais importantes do mundo

01.07.2019

Tirando as pirâmides, talvez esse tenha sido o lugar que mais me deixou boquiaberto no Cario. Além de toda história, as dimensões dessa mesquita impressionam: são 150 metros de comprimento, paredes com 36 metros de altura e o mais alto minarete tem nada mais nada menos que 68 metros de altura! Se de fora já é assim, imaginem por dentro… É uma coisa fora do comum!

Mesquita Sultan Hassan vista de Citadel

Mas como nem tudo podem ser rosas, vamos a história dessa belezura:

A mesquita do Sultão Hassan teve suas obras iniciadas em 1356 a mando do Sultão Na-Nasr Hassan,  e tinha com o propósito ser uma madraça (escola dedicada ao ensino do islã), dividida em diferentes seções para abrigar as quatro correntes do pensamento sunita: Shafi’i, Maliki, Hanafi e Hanbali. Mais tarde, foi convertida numa das mais importantes, belas e maiores mesquitas do mundo islâmico.

Mas essa obra nem sempre foi assim admirada, afinal de contas o sultão financiou a obra com dinheiro das pessoas mortas pela peste negra que atingiu o Cairo em 1348, fato que fez o sultão ganhar fama de ganancioso.

Aí cinco anos depois da construção ter iniciado (1361), um dos minaretes caiu e matou centenas de pessoas, levando as pessoas a acreditarem que aquilo era um mau presságio. E se você aí está achando que desgraça pouca é bobagem, segura que lá vem a maior de todas.

Pouco tempo depois do acidente com o minarete, o sultão foi assassinado e as obras da mesquita, que já durava alguns anos e custaram muuuuito dinheiro, foram rapidamente encerradas. Outro minarete caiu em 1659, assim como a cúpula que era de madeira. Ambos foram restaurados e parece que agora nada mais cai. Rs

Atrás da sua imponente e sombria fachada, encontramos um enorme pátio banhado pelo sol com uma fonte no centro.

Fonte de ablução

O pátio é rodeado por quatro salas, de diferentes escolas.

Reparem no meu tamanho comparado a uma das salas

 

As salas laterais são decoradas com lustres pendurados com longas correntes, apresentam diferentes celas para os professores e estudantes.

Lindo demais, né?!

A maior delas é usada como santuário, já que logo atrás das decoradas portas de bronze está o mausoléu do Sultão Hassan.

O mausoléu estava fechado, até que eu com meu árabe fantaaaastico pedi para o tiozinho abrir. Ele gentilmente abriu e me deu várias explicações sobre o que era o que, mas eu não entendi nada pois meu árabe não é assim avançado. hahaha

A mesquita Sultão Hassan é a única de estilo mameluco a ser decorada com cerâmica e sua madraça é considerada uma das mais antigas universidades do mundo islâmico.

Tirando todos os fatos macabros e sombrios que envolvem sua construção, a visita vale super a pena. É linda, gigante e imponente demaaaais! A mesquita fica aberta todos os dias das 08 da manhã as 5 da tarde e o  ingresso custa EGP60 a inteira e EGP30 o estudante (valores Agosto/2018).

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais dessa mesquita um pouco sombria. Rs

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Tags relacionadas:

Descontos, dicas, Doug Pelo Mundo, preços, Turismo, valores, viagens, Sultão, Egito, Doug Pelo Mundo no Egito, Cairo, Viajando Pelo Egito, o que fazer no Egito, história do Egito, Dicas do Egito, Destino Egito, Islamismo, História do Cairo, Cairo Islâmico, Islã, Citadel, O que fazer no Cairo, dicas do Cairo, Mesquita, Sultão Hassan, Mesquita Sultão Hassan, Islamic Cairo, Sultão Na-Nasr Hassan, Sultan, Visitando o Cairo, Tour Cairo, Visitando o Islamic Cairo, Mundo islâmico, quanto custa uma viagem pro Egito