DAHAB: o Egito que poucos conhecem

02.09.2019

Quem acompanhou essa viagem pelo youtube  sabe quantas vezes eu falei “quero ficar aquiiii”, por onde passava. Rs #ArianoIntenso Porém, também devem ter percebido o que Dahab e Nuweiba fizeram comigo. Esses dois destinos na costa do Sinai me trouxeram tanta paz e tranquilidade que nem sei como explicar… De verdade! Fiquei tão encantado que penso seriamente em um dia voltar e ficar um tempo por lá… #QueMinhaMãeNãoVejaIsso

 

Querem entender o porque me apaixonei tanto por Dahab?

Dahab é uma aldeia beduína localizada na costa leste do deserto do Sinai, entre o mar vermelho, a 550 km do Cairo. No passado, Dahab era conhecida como um ponto de encontro hippie, mas desde então veio evoluindo até se tornar um destino mega popular entre viajantes de todos os tipos: mochileiros, mergulhadores, pessoas das grandes cidades do Egito e MUITOS russos.

A atmosfera de Dahab é algo inacreditável de tão agradável e tranquila. Casinhas humildes com lanternas árabes, restaurantes ao ar livre na beira do mar, almofadas coloridas, cafés música e shisha… Assim é Dahab. Uma mistura de tudo o que há de melhor no país, com uma tranquilidade fora do comum.

De um lado as belas e avermelhadas montanhas do Sinai, do outro o Mar vermelho – que é mais azul que o céu –, e logo ali, depois da água cristalina, a Arábia Saudita.

 

O mar é bizarramente cristalino, com enooooormes e belíssimos corais a poucos metros da costa. Dahab é um dos melhores lugares do mundo para se fazer mergulho, por isso não deixe de experenciar isso na sua passagem por lá. O melhor? Não precisa ser certificado para mergulhar!

Vista a partir da piscina do hotel

Há quem alugue bike para explorar a região e dizem ser incrível. Dahab era um dos destinos que passaríamos com a AIESEC, logo não precisei programar nada por conta própria – para saber mais sobre meu intercambio pelo Egito com a AIESEC, clique aqui.

O que fazer em DAHAB?

A cidade oferece e convida a praticar atividades ao ar livre, sendo a maioria delas, ligadas ao mar, que – novamente – é um aquário gigante e cristalino. Ou seja, tédio em Dahab? Jamais!

  • Snorkeling

Toda e qualquer praia que você vá, existirá essa opção. Rs. Os valores variam entre 10 e 40 EGP, tudo vai depender do que está incluído. Dependendo do lugar, você pega uma embarcação com fundo de vidro, vai até alto mar em corais  mais distantes e lá se diverte por um tempo com sua mascara.

Snorkeling no Blue Hole

  • Mergulho

O melhor investimento que fiz durante minha passagem pelo Egito. Comprei direto no hotel que estávamos hospedados e paguei 500 EGP. Dali pegamos um carro e fomos até o Lighthouse, que diziam ser um lugar lindo para mergulho.

Praia Lighthouse

E era! Era lindíssimo, colorido e cheio de vida!!!! Foi incrível e fomos a 18 metros de profundidade. Mergulhou eu e o instrutor que disse que fomos a essa profundidade devido a minha intimidade com o mar (to treinando pra próxima vida, quando eu voltar como uma baleia azul), já que os iniciantes ficam entre 7 e 9 metros. Realmente não precisei ser certificado ou fazer o curso. Apenas passei por uma aula com instruções de como respirar, sinais e o que fazer em caso de entrar agua na mascara.

 

  • Compras

O centrinho de Dahab é o point de tudo. Artesanato, arte, luminárias, roupas, souvenir e até atividades como mergulho ou bate e volta a Petra, você vai encontrar por ali. Funciona o dia inteiro, até as 2 da manhã +/-.  Mas não esquecam da regra básica: pechinchar!!!!!

  • Escalada

Uma das atividades que tivemos durante o backpacking foi a escalada nas montanhas do Sinai, que foi incriiiiiivel!

Eu nunca havia praticado escalada antes, mas adorei! Não sei quanto custa, mas as agencias no centrinho devem oferecer.

 

  • Blue Hole

Blue Hole é uma formação natural originada a partir da erosão do mar sobre a rocha calcaria. Atualmente esse é um dos paraísos do mergulho no Mar Vermelho.

Aqui fizemos apenas snorkeling, mas adoraria ter feito mergulho de cilindro. Achei os corais mais coloridos que Light House e muuuuitos outros peixes… Gente do mudo inteiro se aventura em mergulhos tradicionais ou com uma dose extra de adrenalina, praticando o freediving e mergulhando metros e metros em APNEIA!

Agonia me definia assistindo a galera indo sem cilindro indo no fundão.

Também conhecido carinhosamente (?) como “cemitério de mergulhador”, o Blue Hole de Dahab possui cerca de 110 metros de profundidade e 150 metros de largura. O carinhoso apelido se dá por conta do numero de mergulhadores que faleceram ali tentando atravessar o Blue Hole. Sinixxxtro né?!

  • Blue Lagoon

A poucos minutos de barco do Blue Hole chegamos ao PARAÍSO chamado Blue Lagoon.

Uma lagoa azuuuul como o céu, e uma vila beduína que está ali pronta pra receber a galera.Paramos em uma das tendinhas estilosas de palha, onde ficamos – entre um mergulho e outro – comendo, tomando suco e fumando sisha de frente aquela maravilha.

Para aqueles que assim como eu, já sonharam com uma noite de céu estrelado por ali, trago uma boa noticia: é possível! Seja acampando ou alugando uma casinha beduína, mas não sei quanto custa. Por aqui eu fiquei com vontade, mas já em Nuweiba… Rs – Aguardem o post.

  • Windsurf, Kitesurf e vela

Também são atividades muito procuradas e praticadas na região.

 

Informações Práticas
Como chegar?

Dahab fica a 550 km do Cairo e é possível chegar lá de ônibus ou avião. De ônibus a viagem dura cerca de 9 horas e o ticket custa em média 10 euros com a GoBus. O aeroporto mais próximo de Dahab, fica a 80 km de distância, no badalado balneário de Sharm El-Sheikh – clique aqui e leia o post – e o bilhete custa entre 100 e 150 euros com a Egypt Air. De Sharm a Dahab vai por você, escolhendo taxi ou a GoBus que tem ônibus diários entre os destinos.

Onde ficar?

Existem diversas opções em Dahab, que variam entre 10 a 50 dolares a noite em um hotel simples e bom. Eu fiquei no Dyarna Dahab Hotel, um hotel simples mas que me satisfez nas principais questões: cama boa, ar condicionado e comida! Rs O quarto duplo custa em média 40 euros.

Dinheiro e ATM

Existem ATM’s em alguns lugares, mas muitas vezes não funcionam, então é melhor sempre levar algum dinheiro extra para eventualidades. Lembrando que a moeda corrente no Egito é o pound egípcio.

Sexta feira, dia sagrado

Como mais de 90% dos egípcios são muçulmanos, a sexta feira é sagrada para eles e com isso todos os estabelecimentos fecham.

Negociar

Por último mas não menos importante, a regra numero 1 para quem está visitando o Egito: pechinchar muito. Em tudo. Qualquer coisa que se compre no Egito, se você der uma chorada, ganha desconto. Faz parte da cultura egípcia negociar. Eles adoram e a gente garante as vezes mais da metade do preço dado inicialmente. Por isso meus queridos… negociem! Rs

 

E aí? O que acharam de Dahab? Minha paixão tá justificada? Rs

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Tags relacionadas:

Doug Pelo Mundo, mergulho, peace, Vlog, youtube, AIESEC Egypt, AIESEC Brasil, AIESEC, Doug Pelo Mundo no Egito, Dahab, Nuweiba, o que fazer no Egito, Egito alem das pirâmides, O que visitar no Egito, Dicas do Egito, Praia no Egito, Mar vermelho, Red Sea, Egyptian, Sinai, Monte Sinai, Snorkeling, Roteiro Egito, Vlog no Egito, Aldeia Beduína, Beduínos, diving, freediving, free diving, Tranquilidade, Paz, Paraísos, um paraíso no Egito, Montanhas, montanhas do Sinai, Arabia Saudita, Meca, mergulho no Egito, Mergulhando no Mar vermelho, Blue Hole, Blue Hole Egypt, Blue Hole Egito, apneia, Comprando no Egito, escalada, Blue Lagoon, onde ir no Egito, Dicas Egito, Informações Práticas