Como ir de Eilat, em Israel, até Petra, na Jordânia

20.01.2020

Pra quem vem acompanhando essa viagem desde o início sabe que vim do Egito, cruzando a pé fronteira entre Taba (Egito) – Eilat (Israel), cidade onde fiquei alguns dias antes de cruzar para Jordânia, também a pé. Caso tenha perdido essa parte, basta clicar aqui para ler ou aqui para assistir. ☺️

Bem, depois de 3 noites na linda Eilat, era hora de cruzar para a Jordânia e continuar minhas aventuras em Petra. Segundo a recepcionista do hostel, a fronteira funcionava 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como não tinha idéia como seria o transporte até Petra, resolvi ir as 5am para chegar no lado jordaniano logo ao amanhecer e seguir para meu novo destino.

Acordei cedão, peguei um taxi no centro de Eilat e paguei, com muita dor no coração, 40 Shekels para chegar na fronteira e descobrir que NÃO ERA 24 HORAS! 😡 O horário de funcionamento da fronteira Yitzhak Rabin Border Terminal é de 6:30 am até 00:00. Imaginem a minha felicidade. Como eu não tinha outra opção, fiquei ali humilhado no banquinho esperando dar o horário para então cruzar.

Fronteira Yitzhak Rabin Border

Vale lembrar que existem 3 postos de fronteira terrestre entre os dois países, mas, na prática, o mais conveniente é o Yitzhak Rabin Border Crossing/Fronteira Sul,  que fica pertinho do Mar Vermelho, entre as cidades de Eilat (Israel) e Aqaba (Jordânia).

Procedimento de saída de Israel

Pontualmente as 6:30 da manhã eles abriram e iniciaram os serviços a todo vapor. Logo já na primeira porta pediram o passaporte, perguntaram nome completo e me pediram para seguir. Fui para um segundo controle de passaporte onde paguei (sim, é preciso pagar para sair de Israel) 102 shekels (+/- 120 reais).

Esse mesmo guichê funciona como casa de câmbio, então já aproveitei o embalo para comprar 100 dinars (moeda da Jordânia) e paguei 126 euros por isso. Nesse momento já tive um pequeno infarto. Quando eu imaginaria que a moeda da Jordânia era mais cara que o euro?! JAMAIS
Transação finalizada – e lágrimas escorrendo -, peguei meu recibo e fui pro próximo guichê pegar o visto de saída, que agora era um papelzinho rosa – para saber mais sobre o visto de Israel, clique aqui.

Mais uma vez perguntaram meu nome completo, data de nascimento, conferiram tudo e me mandaram seguir.

Segui as placas que sinalizavam Jordânia até que passei o último portão de Israel, onde conferiram – pela quinquagésima vez – meu passaporte, agora com ambos os papéis (azul e rosa) e perguntaram meu nome completo e data de nascimento. Sim, chega a ser chato essa perguntação toda, maaaaas…

Esses são os vistos de entrada (azul) e saída (rosa) de Israel.

Procedimento de entrada na Jordânia

A essa altura do campeonato eu já tinha feito duas amigas alemãs e atravessávamos juntos a “terra de ninguém” (um pedaço de terra entre Israel e Jordânia que não pertence a nenhum dos países). Alguns metros de caminhada e chegávamos a fronteira do lado jordaniano.

Chegando a fronteira

A diferença entre Israel e Jordânia, assim como entre Israel e Egito, também é gritante. Os oficiais fumavam dentro das cabines, conversava entre si e pareciam pouco se importar com a nossa presença. Passei a mochila pelo raio X, entreguei meu passaporte para um deles e então recebi um formulário para ser preenchido.

Os carrinhos de mala que usamos entre os países.

Nós brasileiros não precisamos de visto para entrar na Jordânia, basta preencher esse formulário e passar pela “entrevista” do oficial. A entrevista durou cerca de 3 minutos, o oficial perguntou quantas noites eu ficaria na Jordânia, preencheu outro formulário, carimbou meu passaporte e ambos os formulários e foi isso.

Lembre-se de guardar o formulário e caso visite Petra, peça para carimbarem no momento em que comprar o ingresso (e também guarde o ingresso). Isso é importante pois influenciará nas taxas a serem pagas no momento de partida do país. Sim, também existem taxas para deixar a Jordânia e os valores são:

  • Caso fique 3 noites consecutivas na Jordânia NÃO é cobrado taxa de saída;
  • Caso fique 2 noites, 10 JOD serão cobrados;
  • Menos de 2 noites e prove que visitou Petra (com o carimbo e ingresso), 40 JOD serão cobrados;
  • Menos de 2 noites e não visitar Petra, 60 JOD serão cobrados;

Resumo da ópera? Fique 3 noites na Jordânia, visite Petra e seja isento das taxas!

Voltando… Como chegar até Petra?

Feito o controle de passaporte e raio X, seguimos para a saída e já nos deparamos com uma placa ENORME com valores de corridas e vááááários taxis sedentos por clientes. Havia lido que os taxistas não seguiam muito aquela tabela e que colocavam várias taxas na hora do pagamento, por isso, antes mesmo de embarcar confirmamos o valor 892 vezes com o motorista.

Ele nos cobrou 50 JOD da fronteira a Petra, uma viagem de 150 km que dura em média 2:30 e que foi pura adrenalina. Não digo isso por conta da estrada, que é ótima apesar de ter algumas curvas perigosas, mas sim porque o motorista veio literalmente pescando (dormindo). Fiz de tudo para mantê-lo acordado, embora estivesse caindo de sono também. Pedi para parar em um posto, comprei cafe, snacks e engatei no meu arcaico árabe para manter aquele homem com os olhos abertos e deu certo. Chegamos inteiros em Petra, onde fui direto para o hotel deixar minhas malas e explorar a cidade perdida. Mas isso fica para um próximo capítulo que já pode ser acompanhado no youtube, basta clicar aqui. 😉

Também li que existe um ônibus que parte do centro de Aqaba (cidade da fronteira) para Petra, mas como era muito cedo e estávamos em 3 (eu e minhas amigas alemãs) decidimos ir de taxi de uma vez. Usei o busão só na volta, mas aí é um outro post. 😜

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

 

Tags relacionadas:

destinos, dicas de viagens, dinheiro, Doug Pelo Mundo, viagens, Dicas de viagem, Mar vermelho, Fronteira, Israel, fronteira Israel, Cruzando a fronteira, fronteiras, Petra, Jordânia, Eiltar, Dicas da Jordânia, Dicas de Israel, Fronteira Israel e Jordânia, Yitzhak Rabin Border Crossing, Procedimentos de Israel, Procedimentos da Jordânia, Dinars, Visto Israel, Fronteira Jordânia, O que fazer em Israel, O que fazer na Jordânia, Destino Israel, Destino Jordânia, Procedimentos de fronteira