Roteiro para otimizar seu tempo no centro de Buenos Aires

Terra do tango, do futebol, do churrasco e do Papa Francisco. Argentina é um país lindo, rico culturalmente, gastronomicamente e Buenos Aires é pulsante e com inúmeras atrações. Há muito mais o que fazer na cidade do que irei citar aqui, mas certamente esse roteiro irá otimizar seu tempo no centro, conhecendo grande parte dos pontos turísticos de uma só vez. Principalmente para quem está visitando a cidade pela primeira vez, é bom ter um roteiro previamente organizado, para não perder muito tempo em deslocamento por Buenos Aires.

Para começar, onde ficar?

Eu particularmente adorei ficar hospedado no bairro de Montserrat, por ser tudo muito central e fácil de conhecer caminhando, facilitando bastante o deslocamento.

Ficamos hospedados no Hotel HTL 9 de Julio, um prédio nada charmoso visto por fora mas além do serviço ser excelente, o prédio tinha elevador, o loft bem charmosinho e confortável e uma vista iraaaada.

E o que conhecer nessa região?

É por aqui que encontramos alguns dos principais pontos turísticos da capital argentina, que podem facilmente serem acessados a pé. Eu particularmente adorei fazer esse circuito caminhando, pois além de evitar o trânsito, paramos em algumas lojinhas legais ao longo do caminho. É também uma ótima chance de achar um restaurante legal ou para tomar um cafézinho iiiixxxperto. Rs

Pelo mapa podem ter uma boa idéia do trajeto, tempo e deslocamento que será necessário para completar os pontos de interesse por aqui.

Dito isso, vamos começar?! Vou começar exatamente como está no mapa, começando pelo teatro Colón e descendo até Puerto Madero, terminando o tour em um dos restaurantes deliciosos do lugar.

TEATRO COLÓN

Essa importante casa de Ópera, é considerada um dos teatros com melhor acústica do mundo. Inaugurado em 1908, o Teatro Colón é uma visita imperdível na capital argentina e ganhou um post só pra ele que você pode estar lendo aqui.

OBELISCO

Talvez esse seja o principal marco turístico de Buenos Aires. Inaugurado em 1936, o Obelisco está no mesmo local que ficava a igreja onde a primeira bandeira argentina foi hasteada e é o ponto central para nossas próximas paradas.

PALÁCIO BAROLO

Inaugurado em 1923, o Palácio Barolo  foi o edifício mais alto da América do Sul até 1935, quando foi construído o Kavanagh. Mas o que torna de fato esse prédio tão emblemático é o conceito da sua construção.

O edifício está repleto de referências à obra “Divina Comédia” de Dante Alighieri, uma vez que sua estrutura é divida em três partes: Inferno, Purgatório e Céu, com 100 metros, que é o mesmo número de cantos que a obra, e com 22 andares, a mesma quantidade de estrofes dos versos que a obra de Dante tem. As visitas acontecem apenas guiadas e dizem que a vista do topo é belíssima.

Congresso Nacional Argentino

Mesmo que política não seja a sua praia, a deslumbrante arquitetura do Palácio do Congresso Nacional já vale a visita.

O suntuoso palácio do inicio do século XX, abriga o Senado e a Câmera dos Deputados, sendo considerado o segundo maior edifício parlamentário do mundo, possuindo também uma linda e bem cuidada praça onde podemos admirar uma das versões de O Pensador, de Rodin.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires

É a maior e mais importante catedral de Buenos Aires, famosa por ter sido um dos locais de atuação do atual Papa Francisco. Fica bem próxima a Casa Rosada, ainda na Praça de Maio e é considerada como Igreja Matriz da cidade.

Crédito: Alamy Stock Photo Direitos de autor: © Radius Images / Alamy Stock Photo

Por todas essas características, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires faz parte do “Patrimônio Histórico Nacional” da Argentina. É um ótimo ponto turístico para quem é católico ou para qualquer pessoa que admire arquitetura, arte e história.

Ainda em seu interior, encontra-se o túmulo de San Martín, grande herói argentino.

Casa Rosada e Plazza de Mayo

No outro extremo da Av. de Mayo encontramos a Casa Rosada, sede do Poder Executivo e um dos principais símbolos do país. É aqui que o Presidente da República da Argentina exerce suas funções. Declarada como “Patrimônio Histórico Nacional” por conta da sua importância arquitetônica e histórica, a Casa Rosada já foi palco de inúmeros movimentos politicos, como os discursos de Evita Perón, provavelmente uma das personalidades mais populares da Argentina. Visitas guiadas ao interior do prédio acontecem nos finais de semana e feriados.

Logo em frente à Casa Rosada, a Plaza de Mayo, que é conhecida internacionalmente pelo movimento político das Mães da Praça de Mayo. Desde a década de 70 até os dias atuais, elas se reúnem todas as quintas-feiras para protestar em decorrência dos seus filhos desaparecidos na ditadura militar.  O piso da praça é decorado com padrões imitando os lenços de cabelo usados por essas mulheres.

Puerto Madero e Puente de la Mujer

Contornando a casa Rosada, a pouco mais de 1 km de distância, estamos em Puerto Madero, a zona portuária revitalizada em 1989 e onde encontramos a Puente de la Mujer, um dos cartões postais da cidade. A ponte simboliza um casal realizando um típico passo de tango, onde o homem (representado pelo mastro branco) sustenta pelos fios de 39 metros de altura a mulher (representada pela curvatura central da ponte).

A menos de 5 minutos caminhando, no Dique 3, está atracado o ARA Presidente Sarmiento, um belíssimo fragata que funciona como museu.  E se a fome bater, aproveite um dos bons restaurantes com vistas para o Rio de la Plata que Puerto Madero oferece.

Para finalizar esse post com chave de ouro, deixo mais 4 dicas pra vocês:

  1. Não deixe de comer alfajor da marca Havana. É uma delicia e tem uma loja em Puerto Madero
  2. Almoçamos no restaurante La Parolaccia, que oferece comida italiana e mediterrânea.
  3. Se for domingo, inclua a feira de San Telmo no seu roteiro. É super famosa, frequentada por turistas do mundo inteiro e dá pra comprar de tudo um: roupas, acessórios, artesanatos, antiguidades, comida…
  4. Se não quiser comer em San Telmo e quiser experimentar carnes, eu indicaria o restaurante La Brigada, logo em frente a feira. Só não esqueça de checar a fila de espera, que pode ser bem grande dependendo do horário.

No mais, se divirta! Ah e depois volta aqui para me contar se as dicas valeram a pena ou não. 🙂

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Tags relacionadas:

Doug Pelo Mundo, o que fazer, onde ir, youtube, onde se hospedar, Teatro Colón, Argentina, Buenos Aires, Onde ficar em Buenos Aires, BA, Destino Argentina, Destino Buenos Aires, Montserrat, Hotel HTL 9 de Julio, tour em Buenos Aires, 1 dia em Buenos Aires, Obelisco Buenos Aires, Palacio Barolo, Congresso Nacional Argentino, Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Divina Comedia, Dante Alighieri, Casa Rosada, Plazza de Mayo, Puerto Madero, Puente de la Mujer, Plaza de Mayo, Evita Peron, Cruzeiro pela america do Sul, Celebrity Eclipse, Celebrity cruises, Cruise ship