Belfast, Vegas ou Orlando? Qual o melhor museu do Titanic?

Mais de 100 anos se passaram desde que o Titanic desapareceu no meio do Atlântico Norte mas o tempo não foi suficiente para que o inaufragável caísse em esquecimento. Prova disso é quantidade de exibições e museus dedicados a história do navio espalhados pelo mundo. Eu mesmo tive a oportunidade de visitar 3: em Orlando, Las Vegas e na Irlanda do Norte, onde ele foi originalmente construído. Nenhuma experiência foi igual, assim como os objetos expostos e é justamente sobre isso que vou falar nesse post. O que cada museu tem de especial, para que você decida qual visitar. O que eu posso adiantar é: todos são incríveis!

Começando por Orlando, o primeiro que visitei…

Assim como outros museus ao redor do mundo, o Titanic Artifact Exhibition Orlando refaz os acontecimentos e replica ambientes do navio mais famoso do mundo. Não sei se foi a empolgação de estar indo pela primeira vez em uma exibição do  Titanic, mas esse até hoje foi o mais completo e com as melhores recriações de áreas do navio.

Embora não possua toda a tecnologia e o tamanho do principal museu (localizado na Irlanda do Norte), a exibição possui um acervo de mais de 5.500 itens provenientes do naufrágio do Titanic.

Maquetes, louças, fotos, mobília e até mesmo figurinos usados pelos atores no icônico filme de James Cameron fazem parte do acervo.

Isso sem falar que a visita é inteiramente guiada por tripulantes, que apresentam cada um dos setores que estamos visitando.

Começamos a visita por Belfast, onde embarcamos no Titanic para nosso tour. Dali seguimos para o interior do navio, passando pela grande escadaria, por uma cabine da 1ª classe, pelo salão de jantar até chegar nas caldeiras.

Também passamos por alguns corredores das classes inferiores, pela ponte de comando e por um dos decks exteriores onde um iceberg aguarda o nosso toque, simulando o frio da fatídica noite de 12 de abril de 1912.

Li em alguns blogs que após a reforma, é possível reservar um jantar, sendo a recriação do grande jantar de gala do filme de Cameron. Oferecido as sextas e sábados a noite, o jantar tem como cardápio o mesmo do Titanic (cheio de pompa, com aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa) e os funcionários todos estão vestidos a caráter.

Horário: diariamente das 10 às 18h

Endereço: 7324 International Drive, Orlando, Flórida

Preço: US$ 21,95 para adultos, US$19,75 para +65 anos, US$15,75 para crianças de 5 a 11 anos.

Titanic: The Artifact Exhibition Las Vegas

A exposição de Las Vegas já é bem menor que a de Orlando e está localizada nas dependências do hotel Luxor que já falei mais nesse post.

Logo na entrada recebemos um boarding pass com nome de uma pessoa e aquele vai ser seu ingresso de acesso. A visita não é guiada e fotos também não são permitidas. Esse museu é muito bom para quem quer conhecer mais sobre o Titanic sem perder muito tempo, já que a exposição não é muito grande. Aproximadamente 250 objetos e documentos fazem parte da mostra, sendo muitos deles inéditos! Uma garrafa de champanhe da safra de 1900 e uma moldura original das janelas do Verandah Café (salão onde os passageiros costumavam tomar chá e fumar charutos) estão entre essas peças.

Também podemos ver de pertinho o impressionante The Big Piece, uma parte do casco original do navio que pesa 15 toneladas. Isso sem mencionar as recriações das cabines de 1º e 3º classe, além da grande escadaria.

The Big Piece é um pedaço do casco do navio que pesa 15 toneladas

Uma parada muito interessante nessa exposição é que os objetos resgatados que possuem identificação, são expostos juntos ao nome da pessoa a quem pertencia.

No final da exposição, numa espécie de memorial, procuramos o nome daquele passageiro descrito no nosso boarding pass, identificando se aquela pessoa sobreviveu ou não ao naufrágio.

Informações:

Horário: diariamente das 10am às 10 pm.

Endereço: Luxor Hotel, 3900 S Las Vegas Blvd.

Preço: US$32,00 o adulto, crianças de 4-12 anos pagam US$24 e +65 e militares US$30.

Titanic Museum Belfast, Irlanda do Norte

O majestoso prédio construído exatamente onde o Titanic fora nos dá uma bela ideia do que esperar do interior: um museu moderno, arrojado e tão grandioso quanto o navio era.

Titanic Belfast

Construído para ser um marco arquitetônico na cidade de Belfast, o Titanic Museum faz parte de um quarteirão inteiramente dedicado a memória do navio. Com mais de 12 mil m² e 9 galerias, esse museu é totalmente interativo e nos garante uma experiência bem completa no assunto Titanic.

Ele nos permite uma viagem entre os anos dourados do mercado naval na região, o projeto, construção e finalização do navio e até mesmo uma viagem de submarino direto para o fundo do atlântico, comandada por telas touch screen. Isso sem falar na visita ao Nomadic, navio que serviu de auxiliar no embarque do gigante e barco de apoio em ambas Guerras Mundiais. O museu é tão especial que ganhou um post só pra ele que você pode estar lendo aqui e todas as informações podem ser conferidas no site deles clicando aqui.

Funcionamento: diariamente das 10 às 17

Endereço: 1 Olympic Way, Queen’s Road, Titanic Quarter, Belfast, Northern Ireland.

Preço: Combo familia (2 adultos e 2 crianças) £46.50; Adulto £19.00 e criança £8,50

Afinal Doug, qual o melhor?

Bem minha gente, eu sou mega fã da história, do filme e do navio, e por conta disso acabei aproveitando muito cada visita que fiz. Cada museu tem seu ponto forte e todos que visitei possuíam objetos e artefatos que realmente me fizeram viajar para 1912, que é justamente a idéia que busco quando visito um museu desses, e não apenas ficar lendo quadros e vendo fotos que encontramos na internet. Mas também preciso dizer que fiquei levemente desapontado com o museu da Irlanda do Norte, que na minha opinião deveria ser o museu mais rido e completo de todos, em diferentes sentidos. Estamos falando de um museu de mais de 12 mil metros quadrados, equipado com tecnologia de ponta, mas que ao meu ver deixa a desejar quando o assunto é recriações de espaços, bem como experiencias que tive em outros museus. Por exemplo: as cabines aqui são cercadas por vidro e não apenas por um cordão de contenção. Também acho que poderia ter recriação de corredores como de Orlando, onde literalmente passeávamos pelo interior do navio. A sala das caldeiras, a grande escadaria, o iceberg, a noite do naufrágio… Enfim, acho que apesar de toda tecnologia que sim nos permite uma viagem digital ao interior do navio, acredito que as recriações físicas nos proporcionam algo muito mais real.

Como falei, sou um grande admirador da história desse navio e talvez por isso tenha ido com grande expectativa ao museu de Belfast. Não estou dizendo que o museu é ruim. De forma alguma! Mas ao meu ver, deixou a desejar em alguns pontos. De qualquer forma, todos os museus são muito bem equipados, diferentes entre si mas de grande valia histórica.

Tags relacionadas:

belfast, Exposição, irlanda do norte, las vegas, navio, orlando, Primeira Classe, RMS Titanic, titanic, titanic museum, Museu, Northern Ireland, James Cameron, Naufrágio, iceberg, Recriações, Filme, Titanic Artifact Exhibition, Luxor Hotel, Peças do navio, Grande Escadaria