Teatro Colón, o teatro argentino de acústica perfeita

O Teatro Colón é um importante ícone cultural de Buenos Aires e um dos cartões postais da cidade. Devido à sua acústica e ao grande valor artístico da construção, é considerado um dos cinco melhores teatros de ópera do mundo, junto ao Teatro Alla Scala de Milão, a Ópera de Viena, a Ópera Semper de Dresde e a Ópera Garnier de Paris.

Venerado pelo público e por importantes artistas, o Teatro Colón certamente vai te surpreender, por isso não deixe de fazer a visita onde irá conferir de perto alguns detalhes dessa obra que segue os mais altos padrões do teatro italiano e francês. A visita guiada pelo interior do Teatro é um dos passeios turísticos mais procurados da capital Argentina. Localizado bem na Avenida 9 de Julio, não passa despercebido por nenhum turista! – Caso queira ver mais do teatro e sobre o que fazer em Buenos Aires, clique aqui e veja meu canal do youtube.

História do Teatro

O maior teatro lírico da América Latina foi inaugurado em 25 de maio de 1908, com a Ópera Aida de Giuseppe Verdi, depois de mais de 20 anos de obras. Mas vale lembrar que antes dessa inauguração, o teatro existia onde hoje se encontra o Banco Nacional, na Plaza Mayor, funcionando lá entre 1857 e 1888.

Declarado em 1989 como Patrimônio Histórico Nacional, a ideia para sua construção surgiu no século 19 quando grandes companhias desembarcavam na Argentina e não encontravam lugar apropriado para se apresentar. Após 20 anos de obras conduzidas por três profissionais diferentes, o teatro foi inaugurado com 2.478 lugares, um salão principal em formato de ferradura, baseado nos padrões de palcos eruditos da França e Itália e com uma acústica quase perfeita que fez interpretes como Luciano Pavarotti declarar: “…por causa da acústica quase perfeita dessa sala, nem eu mesmo posso cometer um erro…”

Como é a visita guiada?

O teatro é gigantesco e para se ter uma noção do tamanho, ele ocupa um quarteirão inteiro! Possui sete andares e se destaca pela sua arquitetura lindíssima, que é puro glamour, com lustres e vitrais de tirar o fôlego. E para ter o privilégio de admirar tudo isso de pertinho, a melhor (e única) forma é através da visita guiada, que começa nas imponentes escadas de mármore, onde recebemos as instruções e detalhes da visita.

 

Seguimos entrando na sala onde os bustos dos principais compositores clássicos como Mozart, Beethoven, Wagner e outros, nos esperam pacientemente.

 

Chegamos então no Salão Dourado, que também é conhecido como Salão Francês e onde podemos ver todo requinte e elegância da época de ouro da Argentina, apreciando em primeira mão todo o glamour da mobília, cortinas e arquitetura da sala.

 

O luxo está presente em cada canto do salão, mesmo que tenha sofrido algumas reformas inevitáveis para retardar a ação do tempo. O salão de estilo francês tem lustres lindíssimos, e como um todo foi planejado para lembrar as salas dos teatros europeus, como a Ópera Garnier de Paris.

Era nesse Salão onde a sociedade aristocrata ostentava suas roupas, joias e tudo mais que fizesse você se sentir mais europeu em plena Argentina do começo do século XX.

Eles mantiveram algumas partes sem restauração para que possamos ver o que o tempo é capaz de fazer com tal obra.

O ponto forte da visita, sem dúvida é ingressar ao Salão Principal, para curtir toda sua beleza…

A sala acomoda 2.478 pessoas sentadas, além de mais 500 de pé, todos ouvindo perfeitamente tudo o que está acontecendo no palco. Os camarotes margeiam o palco e o Camarote Presidencial curiosamente não possui a melhor vista do palco. Posicionado do lado direito, essa é a melhor posição para que os ocupantes sejam vistos pela população.

 

O palco é giratório, o que facilita muito a mudança das cenas e o fosso da orquestra possui capacidade para 120 músicos.

 

Mesmo quem não é fã de ópera, balé, música clássica e teatro, essa sala impressiona devido a todo charme, requinte e riqueza em detalhes…

Informações:

A visita dura cerca de 1 hora e os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteira acessível pela rua Tucumán 1171, aberta diariamente das 9 as 17. Todos os detalhes e valores podem ser conferidos no site: www.teatrocolon.org.ar

Um beijo,

Doug Pelo Mundo.

 

 

Tags relacionadas:

arquitetura, Arte, Doug Pelo Mundo, Doug Pelo Mundo no Youtube, história, Musica, South America, Teatro, visita guiada, youtube, Dança, Teatro Colón, Argentina, 9 de Julio, Maior Teatro lirico da America Latina, America Latina, Opera, Teatro Lirico, Patrimonio Histórico Nacional, Pavarotti, Visita guiada ao Teatro Colon, o que fazer na Argentina, O que fazer em Buenos Aires, Buenos Aires, Capital da Argentina, Salão Dourado, Ballet, Ator