Programando uma viagem: passo a passo

23.04.2022

Bom dia, bom dia, bom dia!!!! Tudo bem galerinha? Vou começar esse post querendo saber que tipo de viajante é você: 1) Aquele que compra pacote fechado e que não gosta de se preocupar com nada ou 2) aquele que assim como eu adora programar cada detalhe para saber tudo sobre o destino e ter aproveitamento máximo da viagem? 

Independente do seu perfil, no post de hoje vou revelar alguns dos meus segredos na hora de programar uma viagem. Vamo simbora?

*Todas as fotos contidas nesse post foram retiradas do google

Sonhe muito e faça uma lista dos destinos favoritos

Uma viagem começa com um sonho, não é mesmo? E não é preciso ter disponibilidade, dinheiro ou tempo para sonhar. Aproveite que você não tem obrigação com nenhuma rota especifica e viaje pelo mundo todo, mesmo que virtualmente. Google e Youtube estão aí para nos ajudar nessa empreitada e é uma ótima ferramenta para nos ajudar a conhecer um pouco mais sobre outras cidades, países, culturas e costumes diferentes do que estamos acostumados. Mesmo que você não saiba o rumo das suas próximas férias, esteja preparado para quando ela acontecer. Por isso sonhe e pesquise muito e faça uma lista dos seus destinos favoritos e nessa mesma lista, sinalize aqueles destinos que tocaram mais seu coração pois isso vai ajudar bastante na hora de definir mesmo pra onde ir e também na caça por promoções né?! 

Defina o número de dias e o período da viagem 

Saber quando e por quanto tempo você poderá viajar será fator decisivo na hora de definir o destino e montar o roteiro. Uma boa previsão de quantos dias e também da época para o embarque ajudará a definir quais opções da sua lista de desejos são mais adequadas. Se você sonha, por exemplo, em ver neve, não adianta embarcar em meio ao verão no destino. O número de dias disponíveis para a viagem também poderá afetar bastante a escolha. Se você tem muito tempo, poderá optar por destinos mais complexos, que exigem mais dias de viagem ou mesmo dividir as férias em mais de uma cidade.

Com o período da viagem já definido (ou pelo menos o período aproximado), comece a pesquisar sobre o clima, a alta temporada e as datas mais festivas das regiões para onde você pretende viajar. Nem todos os destinos são boa pedida o ano inteiro e alguns deles podem ser bem mais especiais em algumas datas específicas.  É importante conhecer mais sobre o clima para não cair em roubada (como viajar na época das monções para a Ásia ou dos furacões para o Caribe). Ao mesmo tempo, uma boa pesquisa ajuda a acertar em cheio o seu desejo, como ver as cerejeiras no Japão ou a Aurora Boreal nos países nórdicos.

E se você quer economizar, não viaje durante a alta temporada do destino pois tudo será mais caro e vai precisar de ainda mais tempo de programação para poder fazer todas as suas reservas. 

Avalie os custos da viagem e a documentação necessária

O orçamento de ninguém é ilimitado (quer dizer, a Beyonce tá aí né? :P) e muitas vezes precisamos adiar sonhos devido ao alto custo da viagem. Ter ideia de quanto você poderá gastar ajudará a eliminar alguns destinos da sua lista de prioridades. Pesquisar um pouco sobre cada roteiro e avaliar preços de passeios, passagens aéreas, alimentação e hospedagem será fundamental para ter ideia do que é possível dentro do orçamento previsto. Não adianta ter 2000 reais disponíveis e querer fazer uma safari de luxo na África do Sul. É preciso casar bem o que você tem para gastar com os custos da viagem.

Mas lembrando que viagem é a única coisa que você paga e que te deixa mais rico! 

Passaporte e visto são fatores que limitam a escolha de destinos de muita gente. Tirar o passaporte é bem fácil e não há mistério nisso. O ideal é já garantir o seu, independente de ter uma viagem marcada. Nunca se sabe quando vai aparecer uma superpromoção e o passaporte será necessário. Caso tirar o passaporte não esteja nas suas prioridades, foque nos destinos nacionais ou em países que exigem apenas a identidade brasileira para a entrada.

Se você já tem o passaporte e busca destinos no exterior, fique ligado na necessidade de visto e na validade do seu documento!

Alguns destinos do mundo exigem dos viajantes, além da documentação, algumas vacinas. Verifique se esse é o caso, garanta já a vacina e lembre-se de levar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) no dia da viagem.

Destino definido? Então vamos para a melhor parte de todas: a programação da viagem. Por isso a dica n 4 é: 

Busque o máximo de informações que puder sobre seu destino

 Com a cidade ou país escolhido é hora de se aprofundar em todas as informações que puder sobre ele. Esse é um dos momentos mais prazerosos na hora de montar um roteiro de viagem. Conhecer bem as atrações do local ajudará em todos os passos seguintes na organização da sua viagem. Procure dicas em guias de destinos, canais de youtube, blogs de viagem e, claro, converse com todos os amigos que já estiveram por lá. Quanto mais informações você tiver, melhor! Procure sobre os principais pontos turísticos, dicas de passeios, culinária local, que tipo de transporte a cidade ou país oferece, sobre costumes, segurança, valor da alimentação, dos passeios, a moeda corrente no lugar e também se cartão de crédito ou débito é bem aceito…  eu procuro até o tipo de tomada que o lugar tem sabia? Cansei de chegar em lugares onde a tomada é diferente e ter que me virar nos 30 para poder achar um adaptador! 

Sabendo o que te espera será fácil montar um roteiro.

#DicaDoDoug: siga # e perfis perfis dedicados exclusivamente ao seu destino e pessoas que moram por lá, pq esses perfis e hashtags costumam mostrar cantinhos pouco conhecidos ou quase inexplorados, além de nos mostrar a realidade do lugar. Transforme o seu Instagram em um verdadeiro guia de viagens e todo dia se inspire com uma nova descoberta.

Faça uma lista de tudo o que gostaria de visitar e de onde comer

O grau de investimento neste ponto da organização da viagem depende de cada um. Há quem prefira fazer uma viagem mais solta e descobrindo o que fazer no dia a dia. Outros curtem saber tudo o que é possível fazer antes de embarcar. Independente do seu estilo, uma lista básica de atrações, passeios e de restaurantes legais para conhecer a culinária local é sempre bem-vinda, assim você não perde tempo demais durante a viagem. O método de lista é bem pessoal, assim como a lógica de cada um. Vale fazer uma lista simples com os nomes dos lugares a serem visitados, ou ainda inserir informações extra como horário de funcionamento, preço e endereço. Quanto mais detalhada a lista, menos você precisará consultar a internet durante os dias de viagem. 

Use um mapa online e off-line para salvar atrações e restaurantes 

Além da lista, vale salvar todas as atrações em um mapa que esteja disponível online e offline. Uma boa opção é o Google Maps, onde você poderá salvar cada um dos locais de interesse classificando de acordo com sua lógica pessoal, inserindo tags e cores diferentes para cada tipo de atração, além de ser possível incluir informações em texto sobre cada local salvo. O mapa estará disponível online e também offline, para quando você estiver sem internet. Uma mão na roda para quando não há Wi-Fi ou acabam os dados do telefone.

Salvar todas as atrações em um mapa ajuda a ter uma ideia da proximidade dos pontos de interesse, o que facilita na hora de se deslocar entre as atrações. O mapa também dará uma boa ideia de como se locomover entre os pontos turísticos e da melhor localização para a escolha do hotel. Quem gosta de descobrir atrações novas vai se divertir olhando o mapa em detalhes para garimpar achados imperdíveis.

Defina como irá se hospedar e como irá se locomover 

Saber como se locomover em uma cidade influenciará em diversos tópicos da organização do roteiro. Como durante sua pesquisa sobre o lugar você já viu como o transporte no local funciona, fica mais fácil definir o meio de locomoção. Se não fez, faça isso agora pois a facilidade de locomoção pode te permitir escolher uma acomodação mais barata e mais afastada, por exemplo. Assim como a locomoção, a hospedagem também é algo muito relativo e pessoal, mas uma vez que você tem bem definido quais são suas necessidades e seu budget a ser investido, tudo fica mais fácil. 

#DicaDoDoug: Compare o valor da hospedagem em diferentes sites sempre prestando atenção ao preço final, aquele depois que você colocou a data e a quantidade de pessoas e também sempre dê uma olhada no AIRBNB, pois você pode achar apartamentos, casas inteiras e até mesmo quartos bem localizados ou em bairros residenciais por valores abaixo dos hotéis. Por falar em AIRBNB tem um vídeo aqui falando mais sobre a plataforma e como não cair em roubada. 

Monte um roteiro base para todos os dias, mas não se prenda a ele!

Com todas as anotações do que fazer, o meio de transporte que será usado e o mapa das atrações será fácil montar um roteiro base para você seguir durante a viagem. Não é preciso se prender integralmente o roteiro, mas ter uma ideia do que é possível fazer em um mesmo dia ajuda bastante a organizar a viagem e também a não perder tempo demais em deslocamento ou buscando o passeio do dia.

O primeiro quesito que deve ser levado em consideração ao montar um roteiro dia a dia é a proximidade das atrações. Evitar deslocamentos longos e priorize os pontos turísticos e passeios que estão na mesma região. Isso ajuda a economizar tempo e permite fazer muito mais coisas em um mesmo dia. Use o mapa (dica anterior) para ter ideia do que está por perto para começar a montar o roteiro de viagem.

Quando estiver escolhendo as atrações do dia, avalie o tempo que será necessário para visitar cada uma delas, incluindo as paradas para refeições! Evite colocar coisas demais no roteiro para não ficar maluco correndo de um lado para o outro sem ver nada profundamente. Viajar também é curtir com calma. Anote outras alternativas para o dia e, se sobrar tempo depois de cumprir o básico, invista em algumas delas. Ter uma lista de prioridades é fundamental para fazer o roteiro. Defina o que é mais importante e priorize essas visitas. Se algo der errado e você precisar fazer cortes no roteiro, você não ficará tão decepcionado.

Lembre-se de deixar tempo livre em alguns dias da viagem (vale até dias inteiros). É normal fazer descobertas no destino ou mudar as prioridades de visita. Um roteiro fechado demais não permite viver o que de melhor tem na viagem: as surpresas! Ah, ao montar o roteiro, não se esqueça de considerar o dia da chegada e da partida, quando é necessário arrumar a mala, passar por aeroporto e imigração, fazer check-in e check-out e outras coisas que demandam tempo e atenção. Evite programação para esses dias e priorize roteiros livres para não deixar de fazer algo importante por imprevistos na chegada e partida.

Tenha cópias dos seus documentos e deixe tudo disponível online 

Não é raro perder documentos ou ser furtado durante uma viagem. Eu mesmo já falei disso em outro vídeo no canal e tem post no aqui no blog falando sobre o que fazer em caso de ser furtado. Com isso aprendi a ter cópias do passaporte, carteira de motorista, identidade, seguro viagem, passagens, ingressos e reservas de hotéis, pois é um cuidado extra que evita maiores dores de cabeça em caso de um incidente inesperado. Procure ter cópias dos seus documentos tanto em papel quanto online. Assim você terá acesso aos números e informações necessárias em caso de extravio. Aliás, aqui tem um post onde conto minha experiencia ao ter o passaporte roubado em Orlando.

Faça uma lista de tudo que é fundamental para viajar e não esqueça do seguro viagem 

Você já está bem pertinho de viajar? Aproveite então os dias antes do embarque para fazer uma lista (sim, sou o rei das listas) com os itens que não podem ser esquecidos. À medida que for lembrando de outras coisas, inclua imediatamente na lista. Com a lista básica em mãos será mais difícil deixar algo importante para trás. Vale incluir desde o dinheiro e passaporte até o travesseiro de pescoço para relaxar no voo. Já seguro viagem é fundamental, especialmente para quem embarca rumo ao exterior. É impossível prever o que que pode acontecer (até uma pandemia pode surgir no seu caminho) e estar prevenido nunca é demais. O custo é bem mais baixo do que imaginamos e a economia não vale o risco.

Pesquise como sair do aeroporto 

Parece bobagem, mas chegar a um novo destino meio perdido é bastante comum e pode gerar uma grande dor de cabeça desnecessária já no primeiro dia de viagem. Para garantir que tudo corra bem nas suas primeiras horas, pesquise bem sobre como sair do aeroporto. Acredite! Há muitos aeroportos com acesso complicado e nem sempre é fácil descobrir na hora a melhor maneira de sair dele e chegar até o hotel.

Verifique se há oferta de transporte público e se ele estará disponível no horário da chegada; calcule o custo médio do táxi, Uber ou transfer; descubra onde está a locadora de carros que você contratou; ou pesquise se há ônibus executivo que parte do aeroporto rumo ao seu hotel.

Escolha uma ou mais pessoas para saberem dos seus passos 

Ter alguém “responsável” por você enquanto viaja parece uma coisa estranha, mas a verdade é que essa é uma medida de segurança que garante agilidade se for necessário localizá-lo por qualquer motivo. Deixe sempre uma pessoa de confiança a par dos seus passos. Envie a ela reservas de hotel, passagens aéreas e itinerário básico da viagem. Peça também para ela entrar em contato com serviços que possam localizá-lo caso você deixe de respondê-la por qualquer motivo. 

Embarcar, relaxar e aproveitar 

Ufa! Se você chegou até aqui, certamente está com tudo pronto para a próxima viagem. Agora é só relaxar e curtir os momentos inesquecíveis que certamente você irá viver nos próximos dias. E quando voltar cheio de histórias, aproveite e organize suas fotos e melhores momentos da viagem e já se prepare para o próximo embarque!

Um beijo,

Doug Pelo Mundo

Tags relacionadas:

aeroporto, desconto, destinos, dicas, dicas do doug, Documentos, Doug Pelo Mundo, Passo a Passo, programação, programando uma viagem, travel, viagem, viagem em familia, viagens, youtube, Dicas de viagem, viajar, Airbnb, programar uma viagem, Dicas de desconto, Video, Viajante de primeira