Trilha Pedra do Telégrafo – Rio de Janeiro

04.10.2016

Buenooooos meus queridos e queridas!!!! Tudo bem com vocês??

O mocinho que aqui vos fala está explodindo de felicidade. O motivo dessa felicidade toda é a minha estréia no Youtube!!!!! Simmmmm agora Doug Pelo Mundo também está Youtube e nossa relação vai estar cada vez mais globalizada! Rs Agora vamos poder nos falar por vários e diferentes meios, se vocês se fizerem presentes nas diferentes redes, claro.  Para isso, deixo aqui o link do Facebook, Instagram e é claro, o mais novo na família, YOUTUBE! Os primeiros videos são sobre as Olimpíadas, que tanto curti, mas logo vem mais viagem por ai… E essa vou contar em primeira mão para vocês: dia 25 de Outubro estou embarcando para Orlando e assim como na Irlanda, estarei transmitindo tudo para vocês ao vivo pelo Insta e Snap, e depois tudo poderá ser conferido no canal também! Então não vacila, me siga, me compartilhe, me curta e assim você não perderá nenhum momento dessa e de outras viagens que estão por vir! 😉

Já falei demais né? Rs É muita felicidade para uma pessoa só, eu precisava compartilhar. Me deixem! Rs

Bem, vamos ao nosso post…

img_3730-1

O segredo para fazer essa foto sem cair do precipício? Contei também… Lê ai! Rs

A trilha da Pedra do Telégrafo tem chamado atenção de muitos visitantes que desejam tirar a famosa foto em que se parece estar caindo na beira de um abismo deslumbrante chamado Rio de Janeiro. Nos últimos meses as redes sociais, principalmente pós olimpíadas, tem ficado cheeeeeia de fotos de pessoas se aventurando de todas as formas, afim de ter a foto mais maneira naquele “abismo”, deixando muitos amigos e parentes de cabelo em pé! Rs  O negócio tem ficado tão intenso que dependendo do dia que você for, terá de enfrentar uma pequena fila de espera para poder fazer a sua foto. Então já começo o post com a primeira #DicaDoDoug: Se puder, vá durante a semana, é bem mais vazio! 😉

Como chegar na Trilha da Pedra do Telégrafo?

Essa trilha tá localizada na Barra da Guaratiba, zona oeste do Rio. É longe mesmo para mim que moro na barra (27 km para ser exato!), então por aí vocês já tem uma idéia do quão longe é! Rs Mas aposto que no final vocês vão achar válido cada quilometro rodado, de tão maravilhosa que é a vista lá do alto!

De carro: Se você estiver vindo da Zona Sul, Centro ou Barra da Tijuca, pegue a Avenida das Américas sentido Recreio, atravesse o Túnel da Grota Funda, após o Túnel entre em Barra de Guaratiba e siga até a Praia Grande. Não tem erro! Mas qualquer coisa é só por no GPS que dá certinho. Se você estiver vindo de Campo Grande ou Santa Cruz, siga em direção a Barra da Tijuca, entre em Barra de Guaratiba e então também siga até Praia Grande.

De ônibus: Se você estiver vindo de Campo Grande, pegue o ônibus 867 (Barra de Guaratiba x Campo Grande) que sai da Rodoviária de Campo Grande e desembarque no ponto final (praia de Guaratiba). Se você estiver vindo da Barra ou Zona Sul, uma opção é pegar o  BRT até o Terminal Alvorada e então seguir até a estação Ilha de Guaratiba. Do BRT será preciso transferir para outro o ônibus 867, que vai lhe deixar em Praia Grande, onde é o inicio da nossa jornada!

A trilha

Bem diferente da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita, a trilha para chegar a Pedra do Telégrafo é de dificuldade moderada e íngreme, por isso faça no seu tempo e respeite o limite do seu corpo! Saúde sempre em primeiro lugar!!! Levamos 1h05 min até o topo, parando várias vezes para descansar, tomar água e tirar fotos. Li em alguns lugares que é possível fazer em 40 minutos sem descanso mas confesso que prefiro ir curtindo a vista do que ir me preocupando com o tempo, afinal são 354 metros de altitude, o que garante uma boa e maravilhosa vista do Rio! <3

Não contratamos guia até porque estávamos com alguém que já havia ido (obrigado Ivan), mas é possível e recomendável contratar guia, ainda mais se você não conhece e está só. Mas se esse não for o seu caso, dá pra ir tranquilamente sem guia, apenas trocando uma idéia com o pessoal que for encontrando ao longo do caminho. De preferencia vá em grupo, é um pouco mais demorado porém é mais divertido, além de mais seguro também né?! Todo cuidado é pouco!

img_3646-1

Da pra sentir um friozinho na barriga né? Rs

Tudo começa na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande (aquela em que para o ônibus 867) e o local é conhecido como o Caminho dos Pescadores. Só tome cuidado para não pegar a escadaria errada, pois não há nenhuma placa indicando onde realmente é o local!

Ao passar pela igreja, é possível encontrar algumas setas amarelas na escadaria, mesmo que não estejam tão nítidas, são uma boa referencia caso você se sinta perdido. Logo a frente a coisa fica mais sinalizada e então começam a aparecer placas de madeira indicando o caminho para as praias e para a Pedra do Telegrafo. Então já sabe: Pergunta, segue as setas e então as placas. Sem erro! Rs #DicaDoDoug

IMG_3561 (1).jpg

Depois de algum tempo caminhando chegamos em uma placa que dizia termos chegado na Pedra do Telégrafo e então a pergunta veio: “Ta e onde é que se faz aquelas fotos iradas? Não é nessa é Ivan?”. Então Ivan explicou que aquela sim era a Pedra do Telégrafo mas que quem levava a fama como tal era a Pedra da Bigorna, uma pedra que se assemelha a bigorna e de onde é feito o famoso efeito visual!

img_3566

Essa é a Pedra da Bigorna que erroneamente leva a fama como Pedra do Telégrafo e de onde fazemos as fotos pendurados. – Percebam a fila que se forma para fazer a famosa foto!

A sensação que temos lá do topo da pedra é de pura liberdade. Apreciar o horizonte e todas aquelas praias maravilhosas em que o homem ainda não tocou deixa todos de olhos encantados! Vale e muuuito a visita e a distância!

O segredo da Pedra do Telégrafo

Não sou o mister M mas vou desvendar o mistério: a pedra fica bem na ponta de um penhasco, com esse visual medonho de praias. Rs Porém, bem abaixo dela, há um platô, onde é possível ficar de pé. De toda forma é muito arriscado e um passo em falso você se arrebenta todo ou talvez nunca mias volte! É preciso ter muito cuidado e deixar um pouco a macaquice de lado ou você vai acabar igual o Netto, TODO RALADO! O gênio foi pular lá de cima, mas acabou escorregando e se estourando entre pedras e galhos… Por sorte ele tá vivo da Silva para contar essa história. Mas com cuidado e criatividade é possível tirar fotos incríveis.

G5055053 (1).jpg

Tranquilo né? Mas cuidado e atenção sempre se fazem necessário! 😉

Dicas para ir a Pedra do Telégrafo

O que vestir e levar?  – Roupas e Tenis confortáveis, que possam sujar, rasgar, molhar… Quando fui não levei roupa de banho (sunga) e me arrependi. Podíamos ter passado a tarde na praia Grande, que é belíssima! :/

O que levar? – Não saio para uma trilha sem os seguintes itens:  Água (pelo menos 2 litros por pessoa), identidade, algo para comer, protetor solar, boné e um saquinho plástico para recolher todo o lixo que produzimos e até aquele encontrado no caminho, que alguém fez a gentileza de não levar embora! –“

Quando ir? – Isso vai depende da sua disponibilidade, claro, mas eu aconselho a ir durante a semana e pela manhã, assim o sol não está tão quente e não vai ter muita gente lá em cima, o que garante que as fotos sejam mais rápidas e com mais tempo para pensar na pose certa! Rs Tenho amigos que foram no final de semana e não tiveram paciência de esperar a fila por conta do sol e já li relatos de pessoas que esperaram 1h30 para conseguir tirar suas fotos (como da foto acima). Surreal né? Existem passeios para ver o pôr do sol ou então o nascer, que dizem ser BELÍSSIMO, mas eu ainda não tive a oportunidade de ir! Se alguém aí já fez, ficaria muito feliz em saber como foi!

Mais uma trilha para nossa listinha! Êêêê Rio de Janeiro…. <3

Um beijo do agora youtuber (rs),

Doug Pelo Mundo.

 

Tags relacionadas:

RJ, Cidade maravilhosa, Autorização de Viagem, blog, blogg, blogs, Carioca, cariocando, como chegar, como ir, dicas, dicas de viagens, dicas do doug, dicas especiais, Doug Pelo Mundo, Errejota, fotos, fotos criativas, Guaratiba, o que levar, onde ir, people, photo, photos, Praia Grande, precipicio, quando ir, Rio de Janeiro, segredo da pedra do telegrafo, sunset, transporte público, travel, Travel and Tourism, trilha moderada, Trilha Pedra do Telégrafo, trilhando, trilhando no Rio, trilhando no rio de janeiro, trilhando pelo mundo, trilhas, Trilhas cariocas, trilhas do Rio, trilhas ecologicas, um dia no rio, viagem, viagens, viajando barato pelo mundo, Videos, youtube, zona oeste