Capadócia no inverno, o que fazer?

07.03.2017

Apertem os cintos porque hoje é dia de conhecermos a Capadócia!!!! Para acompanhar essa e outras viagens no youtube basta clicar aqui.

Essa era a vista do terraço do hotel. Estávamos achando o maaaaaximo a quantidade de neve que estava ai. Sabíamos de naaaada! Rs

Aqui na Capadócia, não seguimos com o tour contratado, isso porque Berna Ayata (minha amiga turca, que inclusive já participou do post do Morro do Careca) me apresentou seu amigo Coskun, que nos levou para conhecer o melhor da Capadócia. Coskun serviu de inspiração para Glória Perez para criar o personagem Ziya da novela Salve Jorge. Ele foi guia turístico por muitos anos na Capadócia e hoje possui um hotel e outros negócios na cidade.

Esse queridão aí da foto comigo e com Netto é o Coskun! Gratidão amigo! <3

Bem, ele nos pegou no hotel (ficamos hospedados no Ramada Cappodocia Otel) as 8 da manhã e fomos para um café no alto da cidade de Göreme, onde Coskun nos deu uma verdadeira aula de história. Do lado de fora, a árvore dos pedidos, onde cada um de nós amarrou um olho turco e fizemos nossos desejos.

Na conversa ele falou sobre cada lugar que iríamos passar, um apanhado geral sobre a história da Capadócia, sobre o café turco e até mesmo sobre o papai noel! Rs O cara é um poço de cultura e conhecimento! <3

Depois de constatar que somos uns completos ignorantes quando se trata de história e conhecimento, seguimos para a cidade subterrânea de Kaymakli, uma das maiores da Capadócia. Essa é apenas uma das 36 cidades subterrâneas encontradas na Capadócia e foi aberta ao público em 1964. Não se sabe ao certo a data de fundação de Kaymakli mas estima-se que foi fundada no século V A.C. e povoada até o século XIII.

 

Apenas 4 dos 8 andares estão abertos para visitação, chegando a 20 metros de profundidade, onde caminhamos por túneis e corredores minúsculos, subimos e descemos pequenas escadas, passeamos por cômodos da cidade, como estábulos, celeiros, dispensas de armazenamento de comida, adegas, cozinhas, quartos, salas, igrejas…

Um verdadeiro gigante e fascinante labirinto debaixo da terra! É impressionante pensar em como eles construíram essas cidades, já que não existia tecnologia e estudos que possibilitassem fazer cidades tão bem planejadas, divididas e que suportassem as ações do tempo.

Para terem uma pequena idéia do que estou falando: o duto de ar da cozinha não sai reto na superfície. Ele foi projetado de um modo em que a fumaça sairia distante da cidade, em vários pontos, para que inimigos não identificassem a entrada da cidade e também não vissem de onde exatamente saia fumaça!!!!

Assim da para ter uma ideia melhor do que estou falando…

Isso sem contar no duto de ventilação, que interliga todos os andares mas que também tem saída em outro ponto estratégico da cidade!!! Lembrem: estamos falando de uma cidade que foi construída em 1200 A.C!

Essas cidades serviam como abrigo para muitas famílias cristãs que fugiam da perseguição romana. Estima-se que viveram ali mais de 2.500 cristãos, por semanas e até mesmo meses sem ver a luz do dia.

Se você é claustrofóbico esse não vai ser um passeio muito fácil de fazer, já que é necessário caminhar por lugares bem apertados e baixos mas acho que vale a pena um esforço e uma controlada na fobia para ter uma experiência pra lá de inesquecível!

Logo atrás de nós, o quarto do “mestre” do momento, pois não existia hierarquia. O furo no centro da pedra servia para que eles pudessem matar o inimigo com lanças sem serem atingidos, caso a cidade fosse invadida!

Quando estávamos saindo uma surpresa: neve com força!!!! O que isso significa? Vamos fazer brasileirisse. HAHAHAHA. Comemos, brincamos, escorregamos, fizemos guerra de neve e por ai vai… Coskun nos olhava com uma cara meio “tá, e quando isso vai parar?”HAHHAHAAHAH!

 

Quando finalmente paramos com a vergonheira, seguimos nosso tour. Agora estávamos indo na loja de joias Göreme Onyx Jewellery, que pertence ao Ziya, outra figura que inspirou Glória na novela.

Ziya foi o personagem interpretado pelo querido Domingos Montagner e era a junção desses dois homens: Coskun e Ziya. – Berna Ayata também era outra personagem da novela, interpretada por Zezé Polessa.

Ayata, essa é para você! <3 – Esses são Ziya e Coskun 😀

Na frente da loja uma estatua em homenagem a Chico Anysio e sua viúva, Malga Di Paula, que são tão apaixonados por essa terra e na entrada um mural com fotos do processo da novela e deles com os atores!

Já na loja fomos recepcionados por uma brasileira chamada Gisele, que nos apresentou aquele espetáculo de loja! No total são 8 diferentes salas com todo tipo de joia e pedras que vocês podem imaginar.

Essa é só uma das 8 salas!!!

Um absoluto escândalo! Para quem não sabe a Turquia é um excelente país para comprar ouro, prata, couro e tecidos. Tudo é muito barato e a moeda deles é quase 1 por 1 em relação ao real.

Gastamos algumas horas vendo aquela maravilha toda e comprando uma coisinha ou outra, pois ninguém é de ferro né? Rs

Negociei com Ziya e se você for a loja dele e disser que é meu seguidor, vai ganhar 30% de desconto nas compras! 😉 #VantagensDougPeloMundo

Equipe nota mil! Obrigado pelo carinho!!!!!

Depois de ter PIRADO na loja, Ziya disse que tinha um amigo para nos apresentar e que ele queria almoçar conosco. Tudo bem. Afinal de contas amigos de amigos são nossos amigos também né? Mas não se tratava de um amigo comum. Era o prefeito da cidade! Ele não só nos levou para conhecer e almoçar com o prefeito como nos levou no gabinete dele!

É minha gente, fomos recepcionados pelo prefeito de Üçhisar, uma das vilas que pertencem a Nevşehir, Capadócia. Fomos recepcionados como realeza, ganhando presentes da cidade, tirando foto oficial e tudo mais. Um luxo! Rs

O prefeito fez questão de nos levar para almoçar em um restaurante especial chamado Kadineli, que significa “mão de mulher”. Como o nome sugere, apenas mulheres trabalham nesse restaurante, que faz parte de um projeto criado por ele, que dá oportunidade para mulheres que não tiveram acesso a estudo e trabalho. Genial né?

A comida é toda artesanal e elas preparam um pouco de cada prato para que pudéssemos experimentar tudo o que tinha no cardápio. Preciso dizer que saímos de lá estourando? Sem sombra de dúvidas esse foi o melhor restaurante que estive durante toda viagem!!!!

Isso foi só a entrada tá? Pensem que depois teve prato principal, sobremesa e ainda um çhay! Rs

Saímos rolando até o alto de um vale que Ziya é dono, o vale de Göreme, de onde pudemos ver várias cavernas, que segundo ele ainda são habitadas!!!

É de uma magnitude e beleza…

Detalhe para o interior das cavernas…

Descemos o vale caminhando até chegar no hotel que ambos são donos, o hotel Artemis Caves Suites.

Imaginem um hotel incrivelmente espetacular. Imaginaram? Agora multipliquem por mil e talvez assim a imaginação de vocês consiga mostrar algo parecido com o que é esse hotel. Rs

É um hotel caverna, escavado por eles mesmo, com 22 quartos muito bem equipados e com uma vista de tirar o fôlego.

 

Digo isso porque os quartos tem vista para o vale de Göreme, de onde partem os balões de ar logo pela manhã, deixando todos boquiabertos com tanta beleza! Se seu quarto não tiver vista, fique tranquilo.

Você pode tomar café da manhã com essa vista…

Ou então vá para o terraço, peça um café e desfrute da mais bela vista da Capadócia enquanto os balões alcançam o céu.

Imaginem esse céu cheio de balões coloridos??? Aguento não! Rs

Conhecemos todo o hotel e fomos para uma sala onde ascenderam a lareira, trouxeram um bom vinho turco, alguns petiscos e onde ficamos algumas horas conversando e dando boas risadas.

Já tá escolhido onde vou me hospedar quando voltar a Capadócia! 😉

Depois de algum tempo conversando, Ziya quis nos levar em um lugar especial, sua caverna particular. Tá aí o lugar mais especial e mágico que estive.

Sua caverna serviu de locação e hospedagem para alguns atores da novela “Salve Jorge”, que para quem não sabe nasceu na Capadócia. Por esse e outros motivos a novela se passou nessa terra. Na parte de baixo da carverna uma espécie de museu dedicada ao santo turco, que é tão adorado por nós brasileiros.

Lugar de energia incomparável e onde me emocionei muito! Depois de muito agradecer subimos para a casa mesmo, uma caverna toda estilizada e onde Ziya passa grande parte do tempo.

Não tinha como fechar a noite melhor!!! Mais petisticos, mais bebida e agora tínhamos música turca e dois mestres ensinando eu e Netto a dançar! Rs

E eu até arrisquei tocar. Coisas da bebida! Rs

Algumas horas e drinks depois, retornamos ao nosso hotel para descansar pois o dia havia sido longo e mágico, além disso tínhamos mais um dia inteiro de tour por essa maravilha chamada Capadócia, com esse ser humano incrível chamado Coskun! Chegamos no hotel e já tinha parado de nevar, mas nos deparamos com isso:

Tava tudo lisinho até chegarmos… hahahaha

Nesse momento a maturidade mandou lembranças, subimos no quarto para colocar uma roupa que pudesse molhar e voltamos para fazer anjos no chão, bonecos de neve e brincar de guerra de neve até os dedos congelarem!!! Rs

Só depois de muito frio e das roupas todas molhadas, entramos no hotel para tomar banho e capotar! Rs

Falei que era muita coisa e apaixonante né? Pois é! Fiquem ligados que ainda tem a segunda parte de tour, com muuuuuitas outras maravilhas e passeio de balão! Para acompanhar essa viagem também no YouTube, basta clicar aqui.

Um beijo quase congelado,

Doug Pelo Mundo.

Tags relacionadas:

Berna Ayata, desconto, Doug Pelo Mundo, história, Hotel, neve, turquia, turquiando, Viajando pela Turquia, o que fazer na Turquia, Brasileiros na Turquia, Turkey, Capadócia, Cappadocia, Ramada Hotel, Coskun, Salve Jorge, Gloria Perez, Um dia na Capadócia, Ziya, Domingos Montagner, Göreme, Museu Aberto de Göreme, arvore dos desejos, olho turco, café turco, o que fazer na capadócia, cidade subterrânea, Kaymakli, cidade subterrânea de Kaymakli, 8 andares, turismo na capadócia, 1200 A.C., cristianismo, cristianismo na Turquia, brasileiros na neve, joias na Turquia, Göreme Onyx Jewellery, Compras na Turquia, o que comprar na Turquia, Doug pelo mundo na Turquia, Uçhisar, Kadineli, Comendo bem na Turquia, o que comer na Turquia, Vales, Artemis caves suites, onde ficar na Turquia, Casa de Ziah, boneco de neve, brincando na neve, turquia no inverno